Setecidades Titulo Em Diadema
Unifesp inscreve até hoje para primeira turma de universidade aberta para idosos

São ofertadas 40 vagas gratuitas; aulas abordarão temas como saúde e direitos

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
01/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Diadema abriu a primeira turma da Uapi (Universidade Aberta às Pessoas Idosas). As inscrições se encerram hoje e podem ser feitas no CCMI (Centro de Convivência Municipal da Pessoa Idosa) da cidade (Rua Paquetá, 23, Centro) ou na própria instituição de ensino superior (Rua Antônio Doll de Moraes, 105, Centro). São 40 vagas e os interessados devem ter 60 anos ou mais, sem exigência de escolaridade. As aulas, gratuitas, abordarão conteúdos diversos nas áreas de saúde, direito, alimentação, meio ambiente, entre outras.

O coordenador do projeto, Classius Ferreira da Silva, explicou que a abordagem das aulas será feita pensando no público-alvo, com disciplinas de diferentes áreas do conhecimento. “Nossos professores vão ter de readequar a linguagem, pensando na diversidade dessas pessoas, já que temos apenas idade mínima e não há exigência sobre escolaridade”, pontuou. Conforme ele, a expectativa é a de que o curso atraia pessoas que buscam outras atividades além daquelas ofertadas no CCMI.

A procura pelo curso já tem sido maior do que a oferta de vagas e a preferência na escolha dos alunos será pelo critério de idade, priorizando os candidatos mais velhos. “Essa turma era um desejo antigo da Prefeitura de Diadema e da Unifesp. Muitas pessoas nem sabem que existe uma universidade federal na cidade e essa é uma boa oportunidade de aproximação”, concluiu.

A dona de casa aposentada Phenícia Crivelarro Motta, 88 anos, aguarda com expectativa para iniciar as aulas, em 15 de fevereiro. “Fico me imaginando sentando de novo na carteira, escrevendo, vai ser emocionante”, afirmou. Phenícia sempre gostou de ler romances, poesias, revistas, “tudo que caísse na mão e pudesse aproveitar”, frisou. Já fez aulas de violão e pintura e foi incentivada pela filha se inscrever. “Vai ser bom, porque também fico sozinha”, concluiu.

Professora do curso de pedagogia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e musicoterapeuta, Eliane Martinoff destacou que ensinar para adultos exige abordagens diferentes das utilizadas com crianças e adolescentes. “O adulto não se interessa por coisas nas quais não veja utilidade em curto prazo.”

 

NA REGIÃO

A Fati (Faculdade Aberta da Terceira Idade) de São Bernardo e a UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade) de São Caetano já formaram mais de 11 mil pessoas em cursos voltados para a terceira idade. Nestes locais, as inscrições já foram encerradas para 2019.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;