Setecidades Titulo Educação
Colégio da USCS deve dobrar número de bolsas

Projeção foi feita ontem pelo prefeito de S.Caetano, José Auricchio Júnior, na inauguração da unidade

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
01/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Inaugurado ontem, o Colégio Universitário da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Paulo Renato Souza deve dobrar a partir do próximo ano o número de bolsas de estudos oferecidas a estudantes do ensino médio de São Caetano. Após registrar fila de espera de quase 720 alunos em seu primeiro ano letivo, que terá início hoje, a instituição promete ampliar de 280 para 500 a quantidade de gratuidades concedidas a jovens da cidade. No total, são 800 matrículas.

A medida foi anunciada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) durante a apresentação das dependências da unidade, modelo inédito no Grande ABC que prevê a ampliação de serviços de uma instituição de ensino superior para o ensino médio. Cerca de 2.000 pessoas prestigiaram o evento.

“Nós já iríamos começar com um número maior de gratuidades, porém, com a politização do assunto, retardou-se a implantação e acabou ficando um número menor”, explica Auricchio ao relatar que apenas neste ano a procura pelo vestibulinho voltado às vagas gratuitas atingiu aproximadamente 1.000 estudantes. “Agora é trabalhar com o estudo da demanda. Mas a gente quer chegar a 500 vagas.”

Instalado no campus Conceição da USCS, situado no bairro Santo Antônio, o colégio universitário atenderá, por enquanto, 800 alunos, divididos em 27 turmas do ensino médio. Com diretrizes elaboradas de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aprovada no ano passado pela União, estudantes terão à disposição na estrutura da universidade espaços como biblioteca, laboratórios de engenharia, informática, e de tecnologias, além de estúdio de TV e duas quadras poliesportivas.

Dentre as novidades está a plataforma on-line Vereda Digital, na qual alunos terão acesso virtual a simulados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), exercícios variados e materiais complementares das disciplinas.

Embora ainda esteja no início das atividades, a instituição já é tratada como projeto-piloto a ser expandido para todo o sistema de educação do Estado de São Paulo, devido à proposta de aproximar o ensino universitário a estudantes do ciclo básico. “A proposta do colégio vai ao encontro desse desejo do País de fazer com que o jovem tenha relação próxima ao nível superior, inclusive na estrutura de ensino”, afirma o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi.

Aprovada no concurso de bolsas, a estudante Julia Caroline de Jesus, 15 anos, teve contato ontem pela primeira vez com o colégio e se disse ansiosa com o modelo. “Acho que o ambiente e a proposta acadêmica irão me ajudar muito na preparação para o Enem e escolha do meu curso superior.”

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;