Política Titulo REPETIDOS
Em plano, Lauro recicla obras herdadas desde Mário Reali

Prefeito de Diadema repete intervenções em cronograma para 2019; pelo menos seis vêm desde 1º ano de mandato

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
11/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), repetiu intervenções em plano de obras para 2019. Muitas delas, inclusive, são recicladas ano a ano desde 2013, quando debutou à frente do Parque do Paço, e que foram herdadas da gestão do ex-prefeito Mário Reali (PT, 2009-2012).

Do total de 25 obras elencadas no projeto – que ainda tramita na Câmara –, 13 delas são repetidas de planos anteriores. Entre as recicladas, pelo menos sete não saem do papel desde o primeiro mandato de Lauro: urbanização dos Complexos Beira-Rio, no bairro Serraria, e Santa Elizabeth, na região de Piraporinha; construção de moradias populares nos complexos Naval-Khrones e Piraporinha; urbanização manancial dos núcleos Iguassu, Caviúna e do Sítio Joaninha, no Eldorado.

Na área da Saúde, Lauro reaproveita cinco obras, sendo todas construções de equipamentos: três Caps (Centros de Atenção Psicossocial), uma unidade PAI (Pronto Atendimento Infantil) e a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Paulina – essa última promessa de campanha em 2012. A lista (veja relação completa abaixo) é integrada ainda por canalizações de córregos e obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A novidade no plano de obras para 2019 fica por conta da previsão de R$ 45 milhões para a construção de outro prédio para abrigar o Hospital Municipal, hoje situado em precária estrutura localizada em Piraporinha e que pertence ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O Legislativo já autorizou o Paço a contrair empréstimo junto à Caixa na ordem de R$ 125 milhões para erguer o equipamento.

Segundo a administração, “as obras para construção de outro hospital têm previsão de serem executadas em até três anos” e, por isso, o montante que integra o plano diz respeito a uma das etapas do projeto. “Nos planos de 2020 e 2021, sucessivamente, vão constar o valor da parcela (do empréstimo) referente ao período/etapa”, justificou o governo.

Questionada sobre a repetição de obras ano após ano, a Prefeitura de Diadema informou que, “tendo em vista a grave crise financeira que assola o País, a Prefeitura, União e Estado estão reprogramando as execuções por falta de repasses”.

Como mostrou o Diário na sexta-feira, Lauro contará com a já inaugurada Fábrica de Cultura, construída com verba do governo estadual, como trunfo para apresentar nos festejos de aniversário de 59 anos da cidade. A abertura do equipamento ocorrerá na mesma data. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;