Cultura & Lazer Titulo
Anne Tyler vai do micro ao macro com estilo
Por Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC
24/08/2002 | 17:55
Compartilhar notícia


Escrever sobre o mais recente livro de Anne Tyler serve também como pretexto para apresentar essa autora norte-americana pouco conhecida por aqui. O livro, Quando Éramos Adultos, foi escrito entre 1999 e 2000 e publicado no ano passado nos Estados Unidos. Desembarcou no Brasil há poucos dias, graças à editora Siciliano/ARX.

Se você gosta de livros de ação, com muita correria, bruxas e duendes povoando as páginas, gênero O Senhor dos Anéis, ou prefere textos libido-masturbatórios, como Vox e Fermata, de Nicholson Baker, esqueça. Você não encontrará nada parecido nos livros de Anne Tyler.

Mas se você gosta de um romance que lembra aquele almoço de domingo, quando a gente se reúne com a família, para jogar conversa fora, sentir-se em paz e (na medida do possível) feliz pelo convívio e a intimidade, seja bem-vindo às páginas de Anne Tyler.

Os romances dessa autora, nascida em 1941 em Minneapolis (Minnesota) e que viveu a maior parte de sua vida em Baltimore, têm a família como personagem principal. São as pequenas idiossincrasias dos filhos, dos avós e dos casais, que povoam as páginas de obras como Jantar no Restaurante da Saudade, O Jogo da Vida e o mais recente Quando Éramos Adultos.

A obra mais popular de Anne Tyler, O Turista Acidental, venceu o prêmio da crítica norte-americana em 1986 e ganhou uma versão para o cinema, em 1988, estrelado por William Hurt, Kathleen Turner e Geena Davis.

Nesse seu último livro, a autora fala sobre uma mulher de 53 anos que se olha no espelho e tem a sensação de estar diante de outra pessoa, como se tivesse vivido uma outra vida. Rebecca, a personagem principal de Quando Éramos Adultos, é viúva, largou a universidade, o namorado da infância e adolescência para se casar com um homem mais velho, divorciado, com quatro filhas pequenas.

Depois de alguns anos de casamento, o marido morre e Rebecca herda um bufê decadente, as filhas dele e – por tabela – um tio ancião. Ela consegue manter o bufê em atividade. Educa as meninas, que se casam e têm filhos.

Aos 53 anos, sentindo-se gorda e atropelada por uma família caótica, tem sua primeira crise existencial. Começa a imaginar de que maneira sua vida seria diferente se tivesse prosseguido seu curso de História na Faculdade e se casado com o namoradinho da infância, sem toda aquela gente em volta que ela mal reconhece como seus parentes.

Rebecca cria coragem e liga para o ex-namorado. Ele está divorciado, dirige um departamento universitário e enfrenta igualmente uma crise pessoal, tentando superar uma separação recente. É a chance de Rebecca voltar no tempo e tentar tudo outra vez. Viver a vida que seria a sua.

O enredo é simples, os personagens são tão verossímeis que a gente tem a impressão de poder esticar a mão e tocá-los. Essa é a principal qualidade da autora. Ela fala do nosso dia-a-dia, das pessoas comuns, desde o jardineiro perfeccionista ao mecânico enganado pela mulher. Não faltam a adolescente rebelde com uma argola no nariz, o menino introspectivo, a tia que liga em uma hora imprópria.

Outra característica dos romances de Anne Tyler é o cenário. A maioria de suas histórias se passa em Baltimore, com suas fábricas, o cheiro de combustível, os subúrbios em decadência e as ruas molhadas da chuva.

É difícil destacar qual é o melhor livro de Anne Tyler. Ela talvez tenha falhado em Jantar no Restaurante da Saudade (1982) e ficado aquém de suas possibilidades em A Passagem de Morgan (1980).

O fato é que ela acerta muito mais do que erra. O Jogo da Vida (1998) é um desses romances que a gente lê em uma tarde. Como não simpatizar com o ex-delinqüente juvenil Barbaby Gaitlin, que tem uma empresa especializada em ajudar pessoas idosas? Ou como esquecer o casal de Lição de Vida (1988), romance vencedor do Prêmio Pulitzer.

O livro mais tocante e cinematográfico de Anne Tyler é O Turista Acidental, que narra a história de um escritor especializado em livros de viagem, que odeia viajar. Ele e a mulher perderam um filho, vítima da violência urbana e tentam recolher os cacos de suas vidas. Entre uma viagem e outra, o escritor vai conhecer uma adestradora de cães e vamos mergulhar mais uma vez em Baltimore, nos dias chuvosos e ficaremos diante de mais um personagem tyleriano, vivendo uma encruzilhada decisiva em sua vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;