Memória Titulo
A cidade e seus bailes eternos
Ademir Medici
26/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Jantar de aniversário de São Bernardo destaca história de grandes bailes, com presença expressiva de beneméritos.”

Cf. Juliana Bontorim, in Social do Diário, na manchete da página em 21-8-2017.

 

Acreditem: neste 2017, São Bernardo voltou a ter festa de gala. Beneficente. Que sacada! Como diz aquele outro: “Os bons tempos voltaram”.

 

Ele veio de Santa Rita do Passa Quatro, terra do Zequinha de Abreu, o grande compositor brasileiro – e a história do Zequinha virou filme no auge inicial da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Um clássico. Santa Rita é também a terra do jornalista Salomão Ésper, histórico da Band e que, na juventude, atuou no rádio de Santo André. Falamos do Quaglio, José Quaglio Neto.

Quaglio estudou no Colégio Cacique Tibiriçá. Dirigiu seu grêmio estudantil. Morou em pensão da Rua José Bonifácio. Adotou a cidade de São Bernardo.

Fez uma carreira brilhante na Prefeitura – daí porque está aqui, na Semana São Bernardo 2017. Quase sempre, foi alto funcionário do gabinete do prefeito. E brilhou no jornalismo social, fazendo coisas boas na Folha de São Bernardo e agitando, literalmente, a Associação dos Funcionários Públicos.

Nestes quase 30 anos de página Memória, Quaglio tem sido nosso colaborador. A crônica deste sábado leva a sua assinatura – porque tudo acontecia no sábado na eterna ‘Capital do Automóvel’.

 

Galardões, saudade em bom estilo

Texto: José Quaglio Neto

 

O Baile dos Galardões sempre foi realizado no mês de agosto, quando do aniversário de São Bernardo. Evento marcante com a sociedade em noites deslumbrantes e edições especiais. Fazia parte dos festejos e comemorações do aniversário.

Presenças marcantes da sociedade local e da região, sempre sob a batuta do saudoso jornalista e empresário Tito Lima.

O Baile dos Galardões era realizado sempre num clube diferente: São Bernardo Tênis Clube, Associação dos Funcionários Públicos, Volkswagen e Esporte Clube São Bernardo. Em tais ocasiões, os clubes ganhavam em esmero elegância.

Participavam: Floricultura Orquídeas, Casa Bordeaux e o requintado Buffet França, que cuidava do coquetel, jantar e café da manhã. Como diziam personalidades como o saudoso Theobaldo Coppini e Dr. José Bueno Lima: “Este acontecimento deveria acontecer todo semestre”.

Tito Lima antecipava os preparativos para a grande festa nos mínimos detalhes. Quatro meses de preparação. O sucesso era certo. Tito tinha ótimos colaboradores: Walter Gomes Miranda, Bernardino Eboli (o Zinho), Maneco de Lima e a Dra. Mara Lucia Ramos. O baile a rigor dificilmente será imitado por alguém, de acordo com o jornalista Cyro Cassetari.

Os bailes black-tie eram gravados pela TV Gazeta. A emissora colocava no ar com data marcada, sob o patrocínio da saudosa Folha de São Bernardo.

O baile homenageava os casais anfitriões, a garota encanto, a miss São Bernardo e personalidades de destaque. E tudo era registrado pelo jornalista-fotógrafo Geraldo Gonçalves – profissional de gabarito na história da imprensa regional.

 

Boa Viagem

Tem início, neste sábado, a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, na basílica do Largo da Matriz. Tema: 300 anos de evangelização.

As festividades serão abertas, às 16h, com celebração de missa, seguida de show com a cantora Paula Lopes e festival de bandas. Haverá praça de alimentação.

Amanhã, domingo, às 8h, translado da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, em carreata, rumo à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Vila Marlene; apresentações musicais católicas a partir do meio-dia, novamente com praça de alimentação.

 

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 26 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6530

Manchete – Estatais provocam 95% do déficit. A afirmação é do ministro Anibal Teioxeira, do Planejamento, que as considerou incompetentes e irresponsáveis.

Automobilismo – Novo Fiat está em teste no Grande ABC.

 

Em 26 de agosto de...

1917 –Prefeitura de Santos promulga a lei que cria as feiras livres na cidade. A primeira delas funcionará dia 28, na Vila Matias.

Nota – As feiras livres, que nos anos seguintes chegariam a Santo André, foram criadas para atenuar a crise econômica

que afetava, em especial, as classes mais pobres.

1929 – Fundada a Sociedade União Esportiva Teuto-Brasileira, em São Caetano, atual União Cultural.

1977 – Prefeitura de São Caetano realiza o Baile de Gala do Centenário da Imigração Italiana, no Buso Palace.

 

Santos do Dia

Cesário

Isabel Richier

Joana Isabel

Micaela do Santíssimo Sacramento

Zeferino

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 26 de agosto:

No Ceará, Brejo Santo, Guaraciaba do Norte e Ipu

No Mato Grosso do Sul, Campo Grande

No Paraná, Cruzeiro do Oeste

Em Tocantins, Dianópolis

Em Alagoas, Jundiá

Em Santa Catarina, Navegantes

No Mato Grosso, Nova Maringá

Na Bahia, Santana

Fonte: IBGE

 

Nas ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) –Causas Nobres</CF>. Em pauta, o Projeto Ancora de Cotia. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Em cartaz a ‘Rainha do Chorinho’, Ademilde Fonseca, conforme resenha do jornalista Milton Parron, coordenador do Cedom (Centro de Documentação da Band), produtor e apresentador de Memória:

Nascida no Rio Grande do Norte em 1921, muito jovem, porém, já casada, Ademilde Fonseca mudou-se para o Rio de Janeiro e, lá, sua primeira incursão no rádio foi como caloura do emblemático Papel Carbono que Renato Murce apresentava na rádio Clube do Brasil.

Foi acompanhada por Benedito Lacerda e seu regional e ele, Benedito, logo percebeu a imensa possibilidade de crescimento daquela jovem, dando-lhe as primeiras oportunidades.

Tudo isso será contado pela própria Ademilde, entremeando suas históricas com algumas das dezenas de músicas que gravou, entre elas Tico Tico no Fubá, Delicado, Teco Teco, Brasileirinho e O Que Vier eu Traço.

Ademilde Fonseca foi artista exclusiva da antiga TV Tupi e também das rádios Tupi e Nacional do Rio de Janeiro. Nome importantíssimo da MPB hoje ela é nome de praça em sua cidade natal.

Ademilde faleceu em março de 2012, no Rio de Janeiro, aos 91 anos de idade e está sepultada no cemitério de São João Batista, onde repousam dezenas dos mais importantes artistas brasileiros, incluindo Chico Alves e Carmem Miranda.

Hoje, depois do futebol noturno, com reprise amanhã, às 5h. Site: www.radiobandeirantes.am.com.br

Rádio Trianon AM (740); Universal AM de Santos (810) – Quinta Avenida. Big banddo trombonista Tommy Dorsey e do pianista e cantor Ray Charles. Produção e apresentação:

Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h. Pela internet: sites: www.radiotrianon.com.br, www.quintaavenida.mus.br e grandeabcwebradio.com

Rádio ABC AM (1570) –Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória. Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Zummm FM (87,5), de Santo André – Programa Garagem SA.

O objetivo do programa é dar espaço a novos e velhos artistas da cidade e região. O termo garagem vem de bandas de garagem. Produção e apresentação Celso Zappa. Segunda-feira às 11h. Site: www.zummmfm.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;