Memória Titulo
Falham as negociações. Param os metalúrgicos. Era 1979

A greve de 1978 foi o estopim, mas realizada fábrica a fábrica, categoria por categoria, pontual

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Tudo era novo em 1979. A greve de 1978 foi o estopim, mas realizada fábrica a fábrica, categoria por categoria, pontual. Há 30 anos os três sindicatos dos metalúrgicos do Grande ABC estiveram à frente da primeira greve geral contemporânea brasileira.

A greve de 1979 provocou a intervenção nos sindicatos e um 1º de maio gigantesco no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo. Até que a intervenção caísse, cenas memoráveis marcaram para sempre as histórias social e sindical do Grande ABC.

Foi um dos grandes momentos do Diário. Cada movimentação mereceu a cobertura do jornal. Os metalúrgicos ganhavam a capa e as páginas mais nobres todos os dias. A imprensa nacional e internacional teve de seguir o ritmo estabelecido pelo Diário.

O jornal guardou todas as fotos da greve de 1979. A maioria das imagens permanece inédita. O quadro político e sindical de hoje no Grande ABC tem à mão um material único. Se cada liderança política e sindical de hoje, da esquerda ou da direita, ouviu apenas falar do que aconteceu quando cada uma era criança, adolescente ou estudante do Senai ou universitário, agora elas acompanharão em Memória um pouco do que seus antecessores viveram na pele e no coração.

ANTECEDENTES
Quinta-feira, 8 de março: Dia D é hoje ou segunda
Sexta-feira, 9 de março: Greve não prejudicará abertura
Sábado, 10 de março: Greve começa dia 13
Domingo, 11 de março: Metalúrgicos esperam resposta dos patrões

PRIMEIRO DIA: 12 DE MARÇO
Assembleia reúne 18 mil metalúrgicos no sindicato de São Bernardo e Diadema e nas ruas próximas. O mesmo ocorre no sindicato de Santo André. Em São Caetano, a assembleia é realizada no Sindicato dos Têxteis. A greve geral é aprovada.

SEGUNDO DIA: 13 DE MARÇO
Paralisação é total: 200 mil cruzam os braços. Lula fala a 60 mil no estádio da Vila Euclides, que registra a primeira assembleia da sua história. Em São Caetano, pelo menos duas empresas param pela primeira vez na história: Fundição Matarazzo e ZF.

TERCEIRO DIA: 14 DE MARÇO
Metalúrgicos decidem manter a greve. No TRT (Tribunal Regional do Trabalho), Benedito Marcilio, presidente dos metalúrgicos de Santo André, considera o reajuste único de 44% como forma de pressão dos empresários. Lula insiste: a greve não tem ligação política.

QUARTO DIA: 15 DE MARÇO
TRT decreta a ilegalidade da greve. Metalúrgicos preveem a vitória. Cresce a repressão policial. Uma placa é erguida na Vila Euclides: "Chega de exploração: queremos 78%". "Eu acho que até a vida, se necessário, nós temos de dar para ganhar essa causa", diz Lula à multidão.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 15 de março de 1979

Primeira Página - A greve dos metalúrgicos e a posse do quinto presidente militar, general João Figueiredo. Paulo Maluf assumia o governo de São Paulo.

EM 15 DE MARÇO DE...
1936 - Médico Felício Laurito é eleito prefeito de São Bernardo, então com abrangência sobre todo o atual Grande ABC.

HOJE
Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

SANTOS DO DIA
Clemente Maria Hoffbauer, Leocrécia, Longino (o São Longuinho) e Luísa de Marillac.

CRÔNICA DO GUIDO
Texto: Guido Fidelis

O verão caminha para o ocaso, transfere o cetro e festeja a chegada do outono. Também a vida segue sua trajetória, percorre os ciclos da natureza. Mas podemos moldá-la ao nosso gosto, escolher o rumo, desbravar, superar dificuldades, conquistar, vencer. E erguer os braços para comemorar as vitórias obtidas. A força para realizar as ações está dentro de nós. Basta saber usá-la racionalmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;