Setecidades Titulo Ônibus
Paço de Santo André apresenta propostas na terça

Prefeitura realiza no dia 2 abertura de envelopes de empresas interessadas em elaborar estudo sobre transporte coletivo

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
30/04/2017 | 07:28
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, fará nesta terça-feira, às 10h, a abertura de envelopes com propostas de empresas interessadas em realizar estudo sobre o sistema de transporte coletivo do município. Anunciada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) durante o processo eleitoral do ano passado, a medida tem como objetivo reavaliar as necessidades do sistema de coletivos, incluindo análises sobre itinerários e crescimento da demanda de usuários.

Visto dentro do Paço como oportunidade para sanar a defasagem de linhas municipais e aprimorar o sistema de transporte público, o processo, com custo estimado em R$ 1,4 milhão, é o primeiro passo do Poder Executivo para que o edital voltado à concessão do sistema de coletivos da região da Vila Luzita seja colocado na rua.

Isso porque, a vencedora do certame ficará responsável pela elaboração de projeto básico e proposta de viabilidade econômico-financeira para a subconcessão do sistema de transporte do bairro, o mais populoso de Santo André. O documento é item obrigatório para que o Paço inicie a seleção de empresa que irá assumir a operação de ônibus da área pelos próximos dez anos.

Ainda sem previsão para que o todo certame seja encerrado, o processo também deve ser o primeiro passo para avanços em outros modais da cidade. Conforme antecipado pelo Diário, após finalizado, o estudo será utilizado como base para possíveis mudanças em itinerários de linhas que circulam próximo à antiga Estação Pirelli da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Atualmente, a Prefeitura está em negociação com o governo estadual para que uma PPP (Parceria Público-Privada) viabilize a reabertura da estação ferroviária.

Desativada desde 2006, a parada poderá voltar a funcionar com suporte financeiro de empresas privadas de grande porte instaladas no entorno do antigo terminal, localizado no bairro Homero Thon.

PROCESSO
Segundo a administração, até o momento, uma das empresas interessadas na elaboração do estudo técnico de avaliação dos serviços de transporte coletivo da cidade já foi inabilitada. Trata-se da Logit Engenharia Consultiva Ltda que, segundo o Paço, apresentou “documento de habilitação jurídica em desconformidade com o exigido no edital”.

Segundo a gestão andreense, a partir da abertura das propostas técnicas, a SATrans, responsável pelo processo, agilizará as análises, publicando classificação dos resultados e marcando os próximos passos de acordo com prazos exigidos em lei.

Em entrevista concedida ao Diário em março, o prefeito Paulo Serra declarou o desejo de que o processo seja finalizado até o fim deste ano para que ações de melhorias no sistema, incluindo a concessão de linhas da Vila Luzita, fossem efetivadas em curto prazo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;