Esportes Titulo
Queniano é o melhor na Prova de Reis
Carlos Tadeu
Especial para o Diário
11/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato /DGABC


Em uma chegada emocionante, o queniano Kipkemei Mutai, 23 anos, da equipe Luasa, de Taubaté, considerado promessa como fundista entre os africanos, venceu ontem a 33ª edição da Prova de Reis de São Caetano, com o tempo de 28min48seg. "Apesar do forte calor, consegui a minha melhor marca em uma corrida de dez quilômetros", comemorou o atleta.

Giovani dos Santos, da Pé de Vento, chegou logo atrás, em 28min50seg, e teve de se contentar com o segundo lugar. David Macedo, da Unip (29min27seg), Cristiano Machado, do Cruzeiro (29min36seg) e Elias Bastos, do Objetivo Campinas (29min42seg) completaram o pódio. Israel dos Anjos, vencedor em 2009, não apareceu entre os melhores colocados.

No feminino, a vencedora foi Joziane Cardoso, da FME Concórdia, de Santa Catarina, com o tempo de 32min13seg. "Corri esta prova pela primeira vez e a partir do quinto quilômetro consegui impor meu ritmo e senti que poderia vencer", festejou a campeã.

Simone Alves, da equipe Pão de Açúcar BM&F, de São Caetano, fez 32min29seg e conquistou o segundo lugar. "Disputei muitas competições em 2009 e ainda está refletindo, por isso senti um pouco de cansaço e deixei a vitória escapar. Mesmo assim, estou muito feliz porque no ano passado completei esta prova em sexto lugar", declarou a atleta da região.

Rosilaine Silva chegou em terceiro, Michele Chagas em quarto, e Maria Sandra Pereira completou na quinta colocação.

Campeão supera drama no esporte
O vencedor da Prova de Reis Kipkemei Mutai tem se destacado em provas de rua no Brasil. No entanto, há um ano, viveu drama. Ele perdeu o irmão Kiprono Mutai, outro talentoso corredor. Mesmo assim, seguiu com os treinamentos e chegou ao Vale do Paraíba em 2007, trazido pelo atleta brasileiro Luiz Antonio dos Santos, que formou a equipe Luasa, em Taubaté.

No ano passado, mostrou evolução e conseguiu os primeiros títulos em solo nacional. Conquistou o primeiro lugar nas corridas de Guarulhos e Votuporanga, em São Paulo, e de Bradápolis, em Minas Gerais.

Mesmo sendo competições pouco conhecidas, serviram para mostrar que ele espera deixar seu nome marcado no País. Além disso, terminou a São Silvestre de 2009 em décimo lugar.

Treinador - Luiz Antonio dos Santos, técnico de Mutai, viveu o auge da carreira na década de 1990. Em 1993 e 1994, foi bicampeão da Maratona de Chicago. No ano seguinte, conquistou a medalha de bronze para o Brasil no Mundial de Atletismo de Gotemburgo, na Suécia, e foi campeão em Fukuoka, no Japão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;