Política Titulo Diadema
Lauro nomeia presidente da OAB para cargo comissionado

Marilza Nagasawa foi indicada para Pasta de Assistência Social, mas não vê conflitos

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
15/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), nomeou a presidente da subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade, Marilza Nagasawa (PSC), para o cargo de chefe de divisão na Secretaria de Assistência Social, comandada por Regina Gonçalves (PV). A portaria foi publicada ontem no Diário Oficial.

A indicação agitou os bastidores políticos. Alguns advogados levantaram reservadamente o debate sobre se a atuação de Marilza no Paço de Diadema seria compatível com o exercício da advocacia e, como consequência, na presidência da OAB diademense. O inciso 2º do artigo 28 do Estatuto da Advocacia e da OAB proíbe advogados de atuarem na profissão caso ocupem cargos públicos de direção nas administrações direta e indireta.

Ao Diário, Marilza garantiu que o posto não é de chefia e que não a impede de seguir no exercício da profissão e à frente da OAB local. Ela argumentou que foi nomeada para atuar no atendimento jurídico às mulheres vítimas de violência doméstica, por intermédio da Casa Beth Lobo. “Fiquei muito feliz com o convite (de Lauro). Esse é um trabalho que eu já faço há alguns anos de forma voluntária e, agora, posso fazê-lo de forma direta e oficial”, explicou Marilza, ao emendar que antes de aceitar o cargo consultou se a indicação fosse prejudicá-la na atuação como advogada e chegou à conclusão de que poderia conciliar os dois trabalhos.

Desde que assumiu a OAB de Diadema, em 2013, Marilza tem ganhado espaço na política do município. Aproximou-se do governo Lauro, mas, às vésperas do período eleitoral, foi cotada para ser candidata a vice-prefeita na chapa do oposicionista Vaguinho do Conselho (PRB). Acabou contrariando a posição do PSC local de anunciar apoio ao republicano e endossou, de forma incondicional, o projeto de reeleição de Lauro. Também chegou a ser convidada para ser candidata a vereadora, mas negou a empreitada.

A aproximação de Marilza com a gestão Lauro já não era novidade. Sua antecessora no posto, Maria Marlene Machado, também tem bom trânsito no governo do verde, tanto que seu filho, o advogado Fernando Machado, é secretário de Assuntos Jurídicos do Paço desde o primeiro mandato de Lauro. Marlene também foi cotada para assumir o mesmo posto na Câmara, mas a indicação naufragou após movimentação da oposição.

O atuação política já vinha sendo adotada por outros dirigentes das unidades da OAB. Em São Bernardo, o presidente Luís Ricardo Davanzo apoiou a candidatura do deputado Alex Manente (PPS) ao Paço e, em Ribeirão Pires, o atual prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB) contou com adesão do ex-dirigente da entidade Patrick Pavan. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;