Internacional Titulo
Forças de ordem lançam bombas de gás em Jacarta
Por Do Diário do Grande ABC
14/10/1999 | 10:02
Compartilhar notícia


As forças da ordem usaram armas de fogo e lançaram bombas de gás lacrimogêneo nesta quinta-feira contra manifestantes que protestavam diante do Parlamento, horas antes do pronunciamento a ser feito pelo presidente Jusuf Habibie.

Milhares de manifestantes, em sua maioria estudantes reformistas, se dirigiram nesta manha de quinta-feira ao centro de Jacarta, em direçao à sede do Parlamento.

As organizaçoes estudantis reformistas convocaram esta manifestaçao para coincidir com o discurso sobre o balanço a ser apresentado pelo presidente Jusuf Habibie diante da Assembléia Consultiva do Povo.

A repercussao em relaçao a este discurso é considerada decisiva para o futuro de Habibie, candidato à presidência, onde chegou sem voto depois da demissao do presidente Suharto, em maio do ano passado.

Se os 700 membros da assembléia, que devem debater publicamente sobre o discurso na sexta-feira e no sábado nao gostarem do discurso, as possibilidades de Habibie serao nulas.

Porém se o candidato for bem recebido, o caminho para a presidência nas eleiçoes de 20 de outubro estaria "aberto".

Habibie deveria começar seu discurso, que deve durar várias horas, a partir das 20H00 locais (11H00 de Brasília).

A maior parte dos estudantes, mais ou menos 2.000, se encontrava às 17H00 locais, a menos de 2 km do Parlamento, em frente de um impressionante dispositivo policial.

Os manifestantes levam bandeiras com os dizeres: ``pelo fim do militarismo' e ``Suharto e seus cortesaos devem ser julgados'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;