Diarinho Titulo Tira-Dúvidas
Por que ideia não tem mais acento?
Juliana Ravelli
do Diário do Grande ABC
06/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Raynara Ferreira Gomes de Sousa, 10 anos, de São Bernardo, está encarando numa boa as alterações na ortografia da Língua Portuguesa. Mas não foi bem assim quando ouviu alguém falar sobre o novo Acordo Ortográfico pela primeira vez. "Fiquei chocada porque pensei que iria mudar muita coisa. Agora, já vi que não são tantas mudanças. Dá para aprender como fizemos com a outra"

Ideia perdeu o acento por causa das mudanças nas regras de acentuação do novo Acordo Ortográfico estabelecido entre os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. De acordo com a norma, o acento agudo (´) deixa de ser usado nos ditongos (encontro entre duas vogais na mesma sílaba) ei e oi das palavras paroxítonas (em que a penúltima sílaba é pronunciada de forma mais forte). Assim, jiboia, paleozoico, asteroide, estreia, diarreia, entre outras, também perderam o acento.

Você certamente já ouviu falar sobre o Acordo Ortográfico na escola. É um documento com o objetivo de unificar a maneira de escrever das oito nações que usam o Português como idioma. Isso porque existem duas ortografias oficiais: a do Brasil e a de Portugal, que é adotada nos demais países (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste).

ADAPTAÇÃO -

No Brasil, a lei do Acordo Ortográfico foi assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2008. As novas regras passaram a valer de modo opcional em 1º de janeiro de 2009. No entanto, somente em 1º de janeiro de 2013 tornam-se obrigatórias. Até lá, vestibulares e concursos, dos quais os adultos participam, não poderão exigir que os candidatos conheçam as mudanças.

Aliás, as alterações acontecem apenas na ortografia, que é o modo como escrevemos as palavras. Não terá transformações na forma como as pronunciamos. E para ajudar os alunos a se adaptarem, a maioria das escolas já ensina e discute o assunto. Além disso, desde 2009, os livros e dicionários começaram a ser publicados seguindo as novas normas.

Não precisa ficar assustado com o acordo. Você ainda tem tempo para se adaptar; aos pouquinhos, vai conseguir entender tudo.

Mudanças já aconteceram

Não é a primeira vez que nossa ortografia passa por mudanças. A usada antes de o novo Acordo Ortográfico aparecer - e que poderá ser utilizada até 31 de dezembro de 2012 - foi adotada em 1943. No entanto, em 1971, pequenas alterações foram feitas. Pergunte aos seus avós se guardam livros das décadas de 1950 e 1960. Ao vê-los você vai perceber que várias palavras eram escritas de modo diferente. Acentuava-se, por exemplo, govêrno e acêrto.

Quem tiver dúvidas sobre a grafia das palavras deve sempre consultar o dicionário. No site (www.academia.org.br) da Academia Brasileira de Letras - instituição brasileira mais importante ligada à Língua Portuguesa - é possível conferir como se escreve corretamente o vocabulário.

Confira algumas regras da nova ortografia

Há regras que tiram o acento agudo (´) de outras palavras. É o caso das paroxítonas (a penúltima sílaba é pronunciada de forma mais forte) em que as letras i e u formam hiato (quando duas ou mais vogais estão unidas, mas em sílabas separadas) e depois de um ditongo (encontro entre duas vogais na mesma sílaba).

Feiúra - feiura

Taoísmo - taoismo

O acento circunflexo (^) não será mais usado em palavras terminadas em oo, oos e nos plurais dos verbos crer, dar, ler, ver e derivados. Mas, atenção: o acento dos plurais de ter e vir ainda valerá (têm, vêm).

Vôo - voo

Crêem - creem

Entre as regras que têm tirado o sono de muita gente está o uso do hífen (tracinho que separa palavras compostas). Segundo uma das normas, deixará de ser usado quando a primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar com as consoantes s ou r. Também desaparece quando a primeira termina em vogal e a segunda começa com vogal diferente.

Contra-regra - contrarregra

Anti-social - antissocial

Extra-escolar - extraescolar

O trema (dois pinguinhos em cima da letra u) deixará de ser usado. Só aparece em nomes próprios de origem estrangeira, como Müller.

Freqüência - frequência

Lingüiça - linguiça

Há verbos escritos da mesma forma que substantivos e preposições. Na regra antiga, usamos o acento diferencial para não confundi-los. Na nova ortografia, ele deixará de existir.

Pára (verbo parar) - para (verbo fica igual à preposição).

Consultoria de Sheila Madeira, professora de Língua Portuguesa do Colégio Singular




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;