Internacional Titulo
Embaixada dos EUA no Sudão emite alerta sobre novo atentado
Por Do Diário OnLine
Com AFP
10/11/2003 | 20:58
Compartilhar notícia


A embaixada dos Estados Unidos em Cartum, capital do Sudão, anunciou nesta segunda-feira que suspenderá suas atividades durante uma semana em razão das ameaças de ataques terroristas contra alvos americanos no país. O anúncio acontece dois dias após o atentado contra um complexo residencial em Riad, na Arábia Saudita, que deixou 17 mortos.

A embaixada em Cartum também aconselhou aos cidadãos americanos que "mantenham uma extrema prudência" e evitem "reuniões de estrangeiros que possam chamar a atenção".

Na última sexta-feira, a embaixada dos EUA em Riad emitiu um alerta semelhante: "continuamos recebendo informações confiáveis de que alguns terroristas na Arábia Saudita passaram da fase de planejar ataques para realizá-los". No dia seguinte, as previsões da chancelaria se concretizaram. Um carro-bomba explodiu em frente a um condomínio fechado na capital saudita, matando 17 pessoas e deixando mais de 120 feridos. O ataque foi atribuído à rede terrorista Al Qaeda, do saudita Osama Bin Laden.

Nesta segunda-feira, o vice-secretário de Estado norte-americano, Richard Armitage, acusou a Al Qaeda de tentar derrubar a família real saudita. O governo local é acusado por Osama Bin Laden de traição ao Islã, uma vez que aliou-se aos Estados Unidos. "É bastante claro para mim que a Al Qaeda quer derrubar a família real e o governo da Arábia Saudita", afirmou Armitage.

Quanto às vítimas do ataque em Riad, o Ministério das Relações Exteriores do Canadá confirmou que um canadense estava entre os mortos — outros sete ficaram feridos, um deles em estado grave. A lista de mortos também incluiu sete libaneses, quatro egípcios e um sudanês. As nacionalidades das demais vítimas ainda não foram reveladas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;