Automóveis Titulo
Actos é muito fácil de dirigir
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
18/08/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Sem nenhum machismo ou qualquer tipo de preconceito, dirigir o extrapesado Mercedes-Benz Actros parece ser mais fácil do que ligar uma máquina de lavar roupas - pelo menos daquelas mais antigas.

Controlar o caminhão é tão fácil que não seria difícil para qualquer dona de casa sem nenhuma experiência nas estradas dirigi-lo. Desde o volante leve e macio até o manuseio do câmbio automatizado de 16 velocidades, tudo deixa o caminhão de grandes dimensões parecido com o mais simples dos carros de passeio.

Recheado de teconologia, o Actros é resposta da Mercedes-Benz a concorrentes como a Man Latin America, que comprou a Volkswagen Caminhões e Ônibus e também lançará veículos pesados no País.

O Actros aboliu não só a alavanca de marchas, como também o pedal de embreagem. A troca é feita numa pequena maçaneta no console central. A suavidade em que é a operação é feita lembra qualquer outra coisa, menos um câmbio de caminhão.

A cabine é ampla e espaçosa. Com seu piso plano, dá para ficar em pé sem bater a cabeça no teto. O motorista pode utilizar o ar-condicionado durante oito horas com o motor desligado. Isso amplia o nível de conforto para quem passa a maior parte do tempo nas estradas do tórrido território nacional.

Nas versões mais sofisticadas, o Actros emite um sinal na cabine que avisa quando o motorista sai da sua faixa de rolamento. O recurso é importante para alertar o condutor em caso de sono ao volante. Outra tecnologia é que desacelara o caminhão quando o motorista não percebe obstáculo à frente - evitando colisões com veículos na mesma mão.

Podemos experimentar o Actros durante teste drive preparado pela Mercedes-Benz num circuito improvisado nas instalações da Usina Binacional de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).
Tivemos acesso a variadas configurações e modelos. Na direção, parece não haver diferença entre o só cavalinho ou com a carreta engatada com mais de 45 toneladas de lastro. Isso se deve à força do motor de 456 cavalos a 1.800 rpm. O torque é de 224 mkgf a 1.080 rpm.

De acordo com o diretor de vendas de veículos comerciais da Mercedes-Benz do Brasil, Gilson Mansur, o Actros, em suas diversas configurações de tração, é ideal para o transporte rodoviário de longa distância para múltiplas aplicações de cargas.

A novidade foi a apresentação do modelo 2546 LS 6x2. Além dele, guiamos os 2646 6x4. Os preços do Actros variam de R$ 370 mil a R$ 517 mil - esta última uma versão basculante, focada no transporte de minério. WO




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;