Esportes Titulo
Atleta pede exames antidoping para todos em Sydney
Por Do Diário do Grande ABC
23/08/2000 | 09:54
Compartilhar notícia


O australiano campeao mundial de nataçao Grant Hackett disse nesta quarta-feira que gostaria que todos os participantes nos Jogos Olímpicos que se realizarao no próximo mês fossem submetidos a exame antidoping.

Atualmente, o Comitê Olímpico Internacional espera poder realizar exames em um de cada dois atletas competidores em Sydney.

O COI afirmou na terça-feira, de sua sede em Lausane, que pretende realizar 2.700 exames em Sydney, desde que os novos métodos de detecçao de EPO sejam ratificados como válidos na próxima semana.

A EPO, ou eritropoyetina, melhora a resistência ao aumentar o número de glóbulos vermelhos transportadores de oxigênio.

Hackett, favorito à medalha de ouro nos 1.500 metros nas Olimpíadas, disse que gostaria que fossem realizados exames generalizados, alegando que ``assim, ninguém poderá fazer acusaçoes falsas'.

Os exames de EPO serao feitos de várias maneiras. Serao realizados 400 exames fora de competiçao e sem aviso a partir de 2 de setembro - quando serao abertas as portas da vila olímpica aos atletas - até 30 de setembro, e pelo menos 300 deles serao exames específicos para detectar a EPO.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;