Política Titulo Com um ano de atraso
Com um ano de atraso, Legislativo de São Caetano aprova Plano de Mobilidade

Projeto chegou na Casa em julho, mas só foi votado na quinta-feira, em duas sessões

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
21/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Após um ano de atraso, a Câmara de São Caetano aprovou na quinta-feira o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (2016-2025). O projeto, que prevê novas diretrizes para o uso do espaço urbano na cidade para a próxima década, chegou ao Legislativo em julho, mas parlamentares da oposição reclamaram que o governo enviou a proposta no afogadilho e seguraram a votação até agora.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei número 12.587/12) previa que os municípios com mais de 20 mil habitantes – São Caetano possui 158.024 moradores – deveriam elaborar seus próprios planos num prazo de três anos a partir da vigência do decreto federal, sancionado em 2012, na primeira gestão de Dilma Rousseff (PT).

Descrito em 160 páginas, o plano elaborado pelo governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) prevê, entre diversas intervenções a longo prazo no espaço urbano municipal, alterações na malha viária (implantação da redução da velocidade máxima, diminuição das faixas na Avenida Presidente Kennedy) e fomento ao uso do transporte coletivo (com aperfeiçoamento dos itinerários e criação de política tarifária).

O plano também cita preocupação com o aumento de veículos na cidade e, como saída, cita investimentos para incentivar o uso de bicicletas. Para isso, a medida prevê a criação de Plano Diretor Cicloviário, com intuito de aumentar a oferta da malha cicloviária – restrita atualmente na ciclofaixa no canteiro da Avenida Presidente Kennedy – ampliada aos domingos –, e da ciclofaixa operacional da Avenida Tijucussu. “Nas demais regiões do município percebe-se uma grande demanda de ciclistas trafegando pelos bordos do leito carroçável (geralmente respeitando o fluxo de veículos motorizados da mesma) e prioritariamente em regiões planas, em específico a Avenida Goiás. Desta forma a proposta vida a promoção de infraestrutura urbana adequada para os deslocamentos por bicicleta no município, de forma a conectar as áreas de interesse dos ciclistas e incentivar a realização de viagens de até cinco quilômetros por bicicleta”, frisa o plano.

Presidente da comissão de Mobilidade Urbana da Câmara, Fabio Palacio (PR) disse que o plano deixou a desejar. “O plano poderia ser mais facilmente executável. Ele deixa muitas metas abertas, trata muitas questões de forna genérica. É muita filosofia e pouca realização.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;