Internacional Titulo
Associaçao de Integraçao Latina comemora 20 anos
Do Diário do Grande ABC
11/08/2000 | 10:50
Compartilhar notícia


O Conselho de Ministros da Associaçao Latino-americana de Integraçao (Aladi), composto por altas figuras dos 12 países membros, comemora nesta sexta-feira em Montevidéu, com a XI Reuniao, seus 20 anos de vida e renova aposta no livre comércio.

Ministros, vice-Ministros e Diretores Gerais de comércio de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela analisarao ``o processo de integraçao regional com vistas ao seu aprofundamento e consolidaçao'.

O Presidente Uruguaio, Jorge Battle, participará como anfitriao na XI Reuniao do Conselho de Ministros da Aladi, para deixar uma mensagem em favor da integraçao regional.

O Secretário Geral da Aladi, o venezuelano Juan Francisco Rojas, antecipou que a sessao será ``uma magnífica oportunidade para que os 12 países membros renovem seu compromisso' com a libertaçao comercial no hemisfério.

O encontro coincide com giro sul-americano do presidente eleito do México, Vicente Fox, que procurará solidificar os vínculos econômicos, comerciais e políticos de seu país com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e outros países do subcontinente.

Além da visita de Fox, no final do mês se realizará em Brasília, numa convocaçao do presidente Fernando Henrique Cardoso para celebrar os 500 anos do descobrimento de seu país, uma reuniao de cúpula de presidentes da América do Sul, que congregará dos 10 países sul-americanos da Aladi, mais Guiana e Suriname.

Muitos temas, como a integraçao comercial e física, serao comuns às deliberaçoes nos dois foros regionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;