Cultura & Lazer Titulo
História da imprensa é celebrada no Grande ABC
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
08/09/2001 | 16:47
Compartilhar notícia


Cinco das sete cidades que integram o Grande ABC se reuniram para realizar neste mês uma grande celebração à imprensa – ficaram de fora Diadema e Ribeirão Pires. O evento batizado como A História da Imprensa no Brasil, que traz como subtítulo Eventos Preparatórios às Comemorações: Bicentenário da Imprensa Brasileira (1808-2008) e Centenário da Imprensa no Grande ABC (1904-2004), abre nesta segunda-feira (10) em diversos espaços dos municípios participantes.

Todas as atrações têm entrada franca. Entre elas, exposições e lançamentos de livros. A coordenação geral e a curadoria são de Deni Saez e Robert Richard, diretores da AAPC (Associação dos Artistas Plásticos de Colagem), sediada em Mauá. “A partir desta série de atividades, a idéia é promover outras atrações até 2008, data de comemoração dos 200 anos da imprensa no Brasil. O objetivo é fazer um levantamento histórico sobre a imprensa nacional e também sobre a do Grande ABC”, disse Richard.

Na Casa da Cultura e Museu Barão de Mauá (tel.: 4512-7537) começa às 19h desta segunda uma mostra de colagens com trabalhos de 17 artistas plásticos, quatro deles da região: Renato Brancatelli, Francisco Ferreira, Juliana Veroneze e Silva Sampaio. A maioria das composições – todas sobre madeira e no formato 60cm x 60cm – utiliza jornais como elemento da criação. Gaze e metais, por exemplo, são outros dos materiais usados nas obras.

“A forma como foi montada a exposição é muito interessante. Correntes foram presas do teto ao chão do espaço e cada uma delas recebeu duas composições. Além disso, mesclamos as colagens e as porcelanas da mostra permanente do Museu, o que estabeleceu um diálogo entre as peças”, afirmou Richard.

Na abertura da exposição também acontece o lançamento regional do livro Arquivo em Imagens – Número 5 – Artesintegrante de uma série que trata do lendário jornal Última Hora.

Uma mostra com imagens captadas por fotojornalistas de diversos jornais abrirá no dia 17 no Museu de São Caetano (tel.: 4229-1988). Entre os participantes, João Bittar, Eduardo Knapp e Marlene Bergamo. A exposição acompanhará o lançamento regional do livro Cirurgia em Campo Aberto, do jornalista Aureliano Biancarelli, que tem quase três décadas de profissão.

Em São Bernardo, na Universidade Metodista de São Paulo (tel.: 4366-5876), a partir desta segunda, uma das atrações é a exposição de fotojornalismo que conta com ampliações de autoria dos alunos do curso de Comunicação Social.

O projeto inicial do evento é do jornalista Valdenizio Petrolli, da Rede Alfredo de Carvalho de Preservação e Construção da História da Imprensa no Brasil. O Diário, entre outras empresas, apóia A História da Imprensa no Brasil. Mais informações sobre as atrações podem ser obtidas pelo telefone 4577-5731.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;