Economia Titulo
FGV divulga 1ª prévia do IGP-M de dezembro nesta 4ª
Do Diário do Grande ABC
08/12/1999 | 08:53
Compartilhar notícia


A primeira prévia do IGP-M de dezembro será divulgada nesta quarta-feira à tarde. Normalmente, este índice é anunciado a partir das 17h30. O chefe do Centro de Estudos de Preços da Fundaçao, Paulo Sidney Melo Cota, disse terça-feira que a alta da inflaçao em novembro deve influenciar os índices de custo de vida medidos pela FGV-RJ no início de dezembro, embora a tendência seja declinante. Segundo Cota, o IGP-10 e as primeiras prévias do IGP-M devem sofrer o chamado "carry over". "Você trabalha com médias durante o mês que estao mais ou menos centradas no dia 15", explicou. "Se os preços subirem ao longo de um mês, no próximo mês, mesmo que nao aconteça nada, ainda assim há uma influência", esclareceu.

"Todos os índices do início de dezembro deverao ser contaminados pelos índices de novembro, mas a tendência é que eles cedam", afirmou. Melo Cota já previu o IGP-M entre 1% e 1 5% em dezembro. Segundo o economista, o IGP-DI deverá ser o índice com menor contaminaçao pelo "carry over". Melo Cota informou que os preços de alguns produtos, cuja alta influenciou índices passados, já pararam de subir, como nos casos da carne e do milho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;