Cultura & Lazer Titulo Skarnaval
Aquecimento pré-Carnaval
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
04/02/2012 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


O público que visitar amanhã o Parque da Juventude Città Di Maróstica, em São Bernardo, poderá ter muito mais diversão do que imagina. O espaço recebe o Skarnaval, festival musical temático que reúne bandas de ska. A música começa a rolar a partir das 13h e segue até às 18h. A entrada é franca.

A festa contará com os shows dos grupos Sapo Banjo, de São Bernardo, El Cabong, de Sorocaba, Rusty Machine, natural da cidade de Americana, e os norte-americanos do The Slackers, de Nova York. Em dois palcos montados no local, eles se apresentam como aquecimento à folia de Carnaval ao mostrar ao público as sonoridades do ska e suas vertentes.

O evento teve sua primeira edição em 2002 e se consolidou na casa de shows Hangar 110, em São Paulo. Após dez anos, esta será a primeira que vez que ocorre ao ar livre e no Grande ABC. No começo, a ideia do festival era criar espaço para que os conjuntos de diferentes estilos do ska da região pudessem se encontrar.

"Como a banda começou em São Bernardo, queríamos tentar encontrar um local para trazer a festa para cá. O parque tem tudo a ver com essa cena underground", diz o contrabaixista Edu, do Sapo Banjo, que ainda conta com Ramiro (guitarra e voz), Pipeta (trompete e voz), Mau (trombone e voz) e Batô (bateria). A som do quinteto segue a linha da chamada terceira onda, com o ska flertando com muitos outros gêneros.

O repertório do Sapo Banjo irá reunir as principais canções presentes em seus álbuns - que podem ser baixados gratuitamente no blog oficial da banda (www.sapo-banjo.blogspot.com) - incluindo músicas presentes no CD 'Carro de Som' (2007), o mais recente trabalho. Além das composições próprias, músicas que vão do ska tradicional até o skapunk complementarão a performance. No palco, eles terão a companhia especial de Asnesio e seu sax barítono.

Sem grande atenção da mídia, o gênero musical é pouco conhecido do público em geral. Segundo Edu, "as pessoas pegam referência no som que já conhecem, como Paralamas do Sucesso, Skank e o reggae. Quando começam a perceber essa diferença, aí que entra a curiosidade de pesquisar mais sobre o estilo".

Além de muita música, o Skarnaval reserva espaço para o cinema. Com direção de William Sernagiotto, de São Bernardo, os documentários 'InDUBtável' e 'Pixoação', que tem como tema o estilo musical serão exibidos a partir das 10h.

Skarnaval - Show. Amanhã, a partir das 13h. No Parque da Juventude Città Di Maróstica - Avenida Armando Ítalo Setti, 65 - São Bernardo. Grátis.

Dez Anos de Skarnaval

O Skarnaval teve a primeira edição em 2002 e já se tornou um tradicional evento do gênero. Além dos shows que ocorrem neste fim de semana na região, a 10ª edição da festa está programada para dia 11, no Hangar 110 (Rua Rodolfo Miranda, 110. Tel.: 3229-7442), em São Paulo. Os ingressos custam entre R$ 15 (antecipado) e R$ 20.

Para a comemoração, sobem ao palco as bandas Super Chaiz, Ba-Boom e Stop Four, além de contar com apresentação do grupo Sapo Banjo, grande organizador do encontro. Com exceção do Stop Four, da cidade de Americana, todos os participantes são do Grande ABC.

O evento já contou com a presença de representantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países. Nos anos anteriores, nomes como Clemente, dos Inocentes, e Axl Rude, da banda Skamoondongos, estiveram no 'line up'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;