Política Titulo
Partido Verde passam da ideologia para o poder no Grande ABC
Sergio Kapustan
Do Diário do Grande ABC
22/01/2006 | 08:43
Compartilhar notícia


Dois prefeitos – Clóvis Volpi (Ribeirão Pires) e Leonel Damo (Mauá) –, um deputado estadual (Giba Marson), dez vereadores e participação no primeiro escalão das demais prefeituras da região, com a indicação de militantes para ocupar cargos na área de meio ambiente e cultura. Esse é o quadro do PV no Grande ABC ao completar duas décadas de fundação e trabalho na região. Além do PV, somente o PT administra duas prefeituras – Santo André e Diadema. O PV, 20 anos depois da sua fundação (comemorados na semana passada), está no poder, pelo menos na região.

De acordo com lideranças regionais, ao contrário de outros partidos, como o próprio PT, eles conquistaram o poder nas sete cidades de forma “madura” sem esquecer as raízes históricas. O “grande salto” ocorreu em 2004, quando o PV regional somou 8,5% da votação do partido no Estado, que permitiu eleger dois prefeitos, apesar de Leonel Damo ter assumido o cargo somente no final do ano passado, vereadores e montar coligações vitoriosas com partidos de diferentes ideologias.

O partido apóia as administrações petistas de Santo André e Diadema e, ao mesmo tempo, as administrações de São Bernardo (PSB), São Caetano (PTB) e Rio Grande da Serra (PSDB). As três são comandadas por adversários políticos do PT. Entre os cargos que militantes do partido ocupam, estão  Secretaria de Meio Ambiente de Diadema; Assessoria de Meio Ambiente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), de São Caetano; a Assessoria Especial de Projetos, de São Bernardo; e a Diretoria de Trânsito, de Santo André. Além de cargos nos governos, os vereadores dão sustentação política aos prefeitos nas Câmaras.

O presidente estadual do PV, Domingos Fernandes, diz que as alianças políticas na região foram discutidas cidade por cidade e o compromisso dos indicados é aplicar o programa partidário, sem fisiologismo. “O PV entrou na máquina pública para colocar em prática as propostas que estão no programa do partido”, acrescenta Vera Motta, coordenadora regional do PV e assessora especial do prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB).

Um dos primeiros vereadores e primeiro deputado estadual eleito do PV, Giba Marson (São Bernardo) afirma que a prioridade é ampliar a representatividade na região este ano elegendo dois deputados estaduais e um deputado federal. As vereadoras Vanessa Damo (Mauá) e Regina Gonçalves (Diadema) são algumas das pré-candidaturas lançadas à Assembléia Legislativa e Câmara Federal, respectivamente. “Temos um partido com um programa e longe de falcatruas, o que é um indicativo para o PV aumentar a sua participação nas duas casas Legislativas”, reforça Giba.

História – O PV iniciou sua trajetória nacional no fim da ditadura militar (1964-1985) quando o então jornalista e escritor Fernando Gabeira – atual deputado federal – e exilados políticos trouxeram da Europa a proposta verde. Gabeira destacou-se nacionalmente ano passado ao defender abertamente a derrubada do presidente da Câmara Severino Cavalcanti por corrupção.

No Grande ABC, São Bernardo e Diadema são considerados “berços” da sigla pois foram os primeiros municípios a lançar candidaturas a prefeito e vereador no final da década de 80. A coleta seletiva de lixo, o uso racional da água, o aborto, a discriminalização das drogas e a defesa das minorias foram temas discutidos em campanhas. A primeira grande vitória eleitoral ocorreu em 1996 quando a vereadora Regina Gonçalves foi eleita vice-prefeita de Diadema na chapa de Gilson Menezes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;