Nacional Titulo
Fim de semana começa com 9 assassinatos em Sao Paulo
Do Diário do Grande ABC
10/04/1999 | 11:47
Compartilhar notícia


O fim de semana começou violento, com pelo menos nove assassinatos registrados em delegacias da Grande Sao Paulo, durante a noite e a madrugada. Uma das execuçoes aconteceu na noite deste sábado, na Rua Felix Flamengo, próximo ao número 409, no Jardim Ester, na zona leste de Sao Paulo.

Uma dupla de rapazes, provavelmente menores de idade, foi assassinada com tiros nas costas e nuca. Eles estavam descalços, tinham as maos amarradas para trás com cadarços de tênis e amordaçados com pedaços de panos.

Há fortes suspeitas de que os dois foram levados baleados para o local, em um ou dois carros, e, lá chegando, os autores efetuaram novos disparos. Pela pouca quantidade de sangue, os peritos da equipe D/Leste do Departamento de Homicídios e Proteçao à Pessoa (DHPP) concluíram que as vítimas haviam sido feriddas em outro lugar e que ao serem abandonados ali, foram disparados os chamados "tiros de garantia" para confirmar que estariam mortos mesmo.

Foi encontrado apenas um projétil que pode ser de calibre 3.57, uma arma potente, o que justifica o fato de todos os tiros terem transfixado os corpos das vítimas. Como a equipe especializada só chegou no local do crime durante a madrugada, nenhuma testemunha foi localizada, mas há expectativa de que, através de telefonema anônimo, a polícia obtenha tanto informaçoes sobre o automóvel que transportou as vítimas e serviu para a fuga dos criminosos como de onde o crime realmente tenha ocorrido, os motivos e autores.

Uma das vítima era parda e estava usando bermuda azul, com faixas laterais brancas, blusa de moleton branca e camiseta marron. A outra era branca e vestia bermuda branca e vermelha e camiseta xadrez. Esse duplo homicídio foi registrado no 49º Distrito Policial (DP) - Sao Mateus.

Na mesma regiao da cidade, às 19 horas de sexta-feira (09), quando tomava café na panificadora da esquina da Avenida Maraial com a Rua Catende, em Cidade A. E. Carvalho, o investigador de polícia aposentado Jesus Abel Martine, de 48 anos, foi baleado por três homens que chegaram atirando. Ele foi socorrido no Pronto-Socorro da Vila Nhocuné e, de lá, removido à Casa de Saúde da Vila Matilde, onde morreu. Investigam esse homicídio policiais do 64º DP - Cidade A. E. Carvalho.

Foi também registrado naquela delegacia um crime ocorrido às 20h50, na Rua Uaiane, na Vila Cuiça, zona leste, onde foi baleado tiros o office-boy Sandro Ferreira da Silva, de 21 anos, que morreu no PS de Ermelino Matarazzo. Nao há testemunhas desse crime.

Na Vila Ema, também na zona leste, às 19h50, o funileiro Eduardo Damasceno, de 26 anos, estava na esquina da Rua Itainópolis com a Avenida Vila Ema, quando foi baleado. Ele morreu quando estava sendo levado ao PS do Jardim Iva. No local, foram encontradas 11 balas de pistola 380. Damasceno tinha passagem na polícia por roubo e os familiares dele contaram a policiais do 70º DP - Sapopemba - que ele era viciado em drogas.

Reagindo a um assalto, quando o automóvel Vectra foi cercado por três marginais, na Rua Marquês de Laje, no Sacoma, zona sul, o comerciante Edmir Gutierres, de 37 anos, entrou em luta corporal com um deles e foi baleado. Os criminosos fugiram sem levar o veículo, mas Gutierres morreu, ao ser socorrido no Hospital do Sesi.

A mulher dele, Marli Gutierres, de 40 anos, contou aos policiais do 26º DP - Sacoma -, que o casal estava no carrro com um filho menor e, ao parar numa esquina, aguardando abertura de sinal, foi surpreendido pelos ladroes. O que estava no lado do motoristas bateu com o cano de uma arma no vidro e ordenou que Gutierres saísse. Ele atendeu, mas agarrou o marginal, tentando imobilizá-lo. Foi entao que outro o atingiu com vários tiros.

Uma dupla de homens morreu e uma mulher está internada em estado grave no Hospital e Maternidade do Jardim Sara, na zona oeste, com um ferimento de tiro no abdome. Eles foram baleados, às 2h30, na Rua Belizário Palermo, no Jardim Esmeralda no Butanta.

Os dois homens mortos nao foram identificados. Um dos homens é mulato, aparenta 34 anos e morreu em frente do número 79 da rua. O outro, que é branco e tem cerca de 24 anos, depois de baleado, ainda se deslocou até a Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, onde caiu e morreu, em frente ao número 1.540.

Edna Rodrigues Santana, de 28 anos, que está grávida de 4 meses, foi atingida por uma bala na barriga e foi socorrida no PS do Hospital Bandeirante, de onde foi removida para a maternidade onde se encontra internada. A delegada de plantao do 51º DP - Rio Pequeno - esteve no hospital e tentou ouvir Edna que, apesar de lúcida, estava sedada e declarou nao saber quem foi o autor dos disparos.

Na zona sul, às 22h30, um ônibus da Viaçao Sao Camilo, de placa BWL-0893, dirigido pelo motorista Vicente de Paula Filho, de 38 anos, atropelou e matou Osmar Dias Loturco, de 28 anos. Segundo o motorista, quando o coletivo se aproximava do ponto, à altura do número 300 da Rua Padre José Maria, em Santo Amaro, Loturco atirou-se em frente do veículo, tornando-se inevitável o atropelamento.

José Roberto Pereira Silva, de 21 anos, que estava no ponto, com cerca de oito pessoas, ratificou o depoimento de Paula Filho, contando que Loturco estava cambaleando, como se estivesse embriagado e, à aproximaçao do ônibus, pôs-se na beirada da calçada e, aparentemente, se atirou em frente.

Para o delegado de plantao do 11º DP - Santo Amaro -, a vítima pode ter perdido o equilíbrio e, por isso, fez o gesto brusco, aparentando lançar-se em frente do coletivo. Ele foi levado por um carro do resgate do Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional Sul, onde morreu. O motorista foi indiciado por homicídio culposo.

Um jovem conhecido pelo apelido de "Dentinho" está sendo procurado por policiais do 92º DP - Parque Santo Antonio - sob suspeita de ser o autor do crime ocorrido às 23h30 de sexta-feira na residência da Rua Areias Alvas, 300, no bairro Piraporinha, na zona sul.

No local estava acontecendo uma pequena festa e, segundo familiares do motoboy Charles Simoes, de 21 anos, morador naquela residência, ele foi abordado por "Dentinho", que estava acompanhado de outro rapaz. Nao houve discussao. O acusado teria sacado um revolver e disparado, fugindo em seguida.

De acordo com Carlos Augusto Simoes, de 29 anos, irmao de Simoes, a vítima vendeu uma motocicleta a "Dentinho" e o veículo teria apresentado defeito. O comprador quis desfazer o negócio, mas Simoes se negou a devolver o dinheiro. Eles haviam discutido e o criminoso fez ameaças. Simoes morreu no Hospital Regional Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;