Cultura & Lazer Titulo
MP3 leva crise às gravadoras
Por Do Diário OnLine
28/03/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


O formato MP3, que permite a gravaçao e reproduçao de músicas pela Internet, parece ter ferido de morte as gravadoras. Nesta sexta, a Associaçao de Gravadoras dos Estados Unidos (RIAA) divulgou seu relatório anual. O número mais alarmante foi a queda de  participaçao da faixa etária de 15 a 24 anos nas vendas de CDs: de 32,2% em 1996 para 28% em 1998.

O bandido desta história, garantem as gravadoras, é o MP3. Segundo o IDGNow, a RIAA aponta a disseminaçao da Internet como "um meio de diversao gratuito" e a popularidade dos arquivos em MP3 como os fatos que mais contribuíram para a queda.

Utilizando o MP3, o usuário pode gravar músicas com alta qualidade. O arquivo pode ser rodado no computador e passado para fitas ou CD. Neste ano, foi lançado um aparelho portátil para reproduzir arquivos neste formato. Resultado: é possível fazer sua própria trilha sonora, sem gastar um tostao para isso.

As grandes gravadoras já pensam em tentar dominar este mercado, passando a oferecer seu catálogo em MP3. Mas, nesta altura, é praticamente impossível deter a popularizaçao do formato na Internet. O certo é que vem muita briga por aí.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;