Esportes Titulo
Grande ABC mantém domínio na seleção brasileira de handebol
Por Raphael Ramos
Especial para o Diário do Grande ABC
23/12/2004 | 15:07
Compartilhar notícia


A lista de convocados da Seleção Brasileira para a disputa do Mundial da Tunísia de Handebol Masculino, divulgada nesta quarta pelo técnico Washington Alves, está recheada de novidades. A começar pelo treinador, do Imes/São Caetano, que assumiu a equipe na semana passada, em substituição a Alberto Rigolo, da Metodista/São Bernardo. Visando o próximo ciclo olímpico, a aposta do Brasil não é mais em atletas experientes, mas sim em jovens talentos. No entanto, em uma particularidade da lista permanece intacta: a hegemonia do Grande ABC. Dos 16 convocados, nove atuam na região, ou seja, mais de 56%.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, o Grande ABC esteve representado por dez atletas. Agora, muitos nomes mudaram. Veteranos como SB, Baldacin e Macarrão não estão mais presentes. Mesmo assim, a região se confirma como o maior celeiro de craques do handebol nacional. A Liga Nacional é um exemplo. Das oito edições que já foram realizadas, São Bernardo faturou sete e São Caetano, uma.

O Mundial da Tunísia é o primeiro torneio que a seleção disputa de olho na Olimpíada de Pequim-2008. No entanto, o maior desafio da equipe até lá será o Pan-Americano de 2007, disputado no Rio de Janeiro. Com projetos a longo prazo que incluem a contratação de uma comissão técnica estrangeira – de preferência européia –, a prioridade daqui em diante serão atletas novos. "Esta é uma grande oportunidade para que esses meninos mais novos possam pegar experiência", explicou Nunes.

O grupo reúne-se no dia 2 de janeiro e no dia 5 viaja para a Europa, onde inicia a preparação com jogos contra França, Dinamarca e Suécia, potências do handebol mundial. No dia 23 do mesmo mês, começa o Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;