Cultura & Lazer Titulo
Filme sobre Santa Teresa de Ávila causa polêmica
Das Agências
28/08/2006 | 17:15
Compartilhar notícia


Um novo filme sobre a vida de Santa Teresa de Ávila, religiosa e escritora espanhola, que enfoca sua sexualidade, foi qualificado na Grã-Bretanha como "blasfemo" e "profano", e acredita-se que criará a mesma controvérsia religiosa provocada pelo filme ‘O Código Da Vinci’.

Segundo a agência Ansa, o filme, uma co-produção hispano-franco-britânica dirigida e escrita pelo romancista espanhol Ray Loriga, com o título ‘Teresa: Vida e Morte’, será protagonizado pelas atrizes Paz Vega e Geraldine Chaplin.

As obras escritas pela Santa, que diz ter conversado com Cristo, são reverenciadas como obras-primas espirituais.

A produção foi criticada por Benedicta Ward, uma monja e professora de teologia da Universidade de Oxford, que escreveu uma introdução para a última edição da obra "Vida", de Santa Teresa.

"O foco do filme na virgindade e sexualidade da Santa é um interesse puramente moderno, como se ela estivesse viva. Isso é injusto. Ela é uma das maiores místicas da história. Teve visões, e as analisou e escreveu de uma maneira extraordinária", enfatizou a religiosa.

Por sua vez, Loriga declarou que sua produção sobre Santa Teresa "não é controversa", e afirmou que "certas precauções" foram tomadas para evitar a abordagem de temas polêmicos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;