Internacional Titulo
Israel não precisa espionar os EUA, diz fonte ligada a Sharon
Da AFP
29/08/2004 | 13:54
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos são os melhores aliados de Israel e os serviços de inteligência israelenses não precisam espionar neste país, afirmou uma pessoa ligada ao primeiro-ministro Ariel Sharon, desmentindo categoricamente a acusação de que o Estado hebreu tenha um espião no Departamento americano de Defesa.

"Não temos nada a ver com essas acusações de espionagem. Se trata de um assunto interno dos Estados Unidos, que já está se desinflando", afirmou a fonte, que pediu para não ser identificada.

"Israel não utilizou um agente para espionar nos Estados Unidos, já que este país é seu melhor aliado", acrescentou, precisando que "fontes do gabinete do Chefe de Governo desmentiram categoricamente no sábado as acusações".

A fonte se referia às revelações do jornal Washington Post de que o suposto espião seria Larry Franklin, um funcionário do Pentágono prestes a se aposentar, especializado em Oriente Médio e sul da Ásia, que antes trabalhava para os serviços de inteligência militar.

O deputado israelense Ehud Yatom, membro da subcomissão parlamentar que supervisiona as atividades dos serviços de inteligência, afirmou que nunca havia escutado o nome de Franklin. "Israel não precisa recorrer a esse tipo de agente", disse.

"Se os americanos não nos dizem tudo, nos transmitem todas as informações indispensáveis. Há relações muito abertas entre o Comitê de Assuntos Públicos Americano-Israelense (Aipac) e o governo americano, e pode ser que tenha acontecido um mal-entendido, mas isso não tem nada a ver com nossos serviços de inteligência", acrescentou Yatom, deputado do Likud (direita) à rádio militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;