Política Titulo
Para adversários, enfoque é eleitoreiro
Por
04/02/2004 | 00:26
Compartilhar notícia


O enfoque que o governo quer dar para as ações sociais, voltadas para as periferias das regiões metropolitanas, causa polêmica. Os adversários políticos dizem que se trata de um projeto eleitoral porque é lá que está a maioria do eleitorado. A médica Zilda Arns, da Pastoral da Criança, diz que é preciso cuidado, pois há o risco de essa ação se transformar num atrativo para levar mais moradores do interior para as grandes cidades.

"Não podemos esquecer o interior, porque as pessoas podem ver as grandes cidades bem assistidas e migrar para lá", afirmou Zilda. "O que o governo propõe não passa de uma grande jogada eleitoral porque, ao levar seus programas assistencialistas, como o Fome Zero e outros, para as grandes cidades, atinge muito mais facilmente os eleitores, concentrados numa grande região. Ganha uma visibilidade que não tinha. É coincidência demais fazer isso num ano eleitoral", diz o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN).

O líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP), rebate. Para Mercadante, as críticas não têm sentido. "O que os partidos de oposição querem? Que o governo deixe as periferias das grandes cidades sem nenhuma atenção só por causa do ano eleitoral? Está comprovado que a violência se concentra na periferia das grandes cidades. O governo tem de tomar conta desse problema, caso contrário, estará sendo omisso", afirma. "Primeiro, o governo atendeu as pequenas localidades; agora, chegou a vez das grandes."

Toda vez que se refere às eleições municipais, o presidente nacional do PT, José Genoino, diz que a meta do partido é duplicar o número de prefeitos de capitais, passando dos oito atuais para 16, e conquistar o Executivo das grandes regiões metropolitanas. A coincidência da eleição com a decisão do governo de levar os programas sociais para as grandes cidades causa desconfiança até em petistas. "Eu sempre disse que, se o governo deixasse para investir somente no ano da eleição, fatalmente, as ações ganhariam uma cor eleitoreira", afirma o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), ex-líder da legenda na Câmara.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, na reunião que fará com os ministros na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedirá que todos fortaleçam as ações nas regiões metropolitanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;