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Duelo de Astras: idênticos sim, mas só no nome
Por Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
06/08/2008 | 07:00
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Quais as semelhanças entre um Chevrolet Astra, desses que encontramos todos os dias nas ruas, e o seu xará que disputa o Campeonato Brasileiro de Stock Car? Se dissermos que são apenas a grade frontal, as lanternas traseiras e os espelhos retrovisores externos, você acredita?

Pois é! Esses dois homônimos são, na realidade, completamente diferentes - motor, freio, carenagem, suspensão, dimensões, pneus, espaço interno, posição ao dirigir, entre muitas outras coisas.

Vamos começar pela principal discrepância: o ‘coração'. O Astra de rua utiliza um ‘silencioso' propulsor bicombustível 2.0 com injeção eletrônica que desenvolve até 127,6 cv de potência a 5.200 rpm.

O de competição, por sua vez, tem um ‘barulhento' V8 5.7 carburado que é movido apenas a gasolina e que chega a robustos 470 cv a 6.000 rpm. "Ele ainda dispõe de óxido nitroso, que aumenta o limite de rotação do ‘bólido' e gera mais potência", explica o engenheiro mecânico da equipe Red Bull Racing, Gustavo Lírio.

A transmissão de cada um também é diferente. No produzido pela Chevrolet existem duas opções: manual de cinco marchas (em ‘H') ou automático de quatro velocidades. Nos da Stock, o câmbio é seqüencial - mudanças com toques para frente e para trás na alavanca - também de cinco velocidades.

As suspensões dianteiras do veículo encontrado nas concessionárias são independentes do tipo McPherson e as traseiras são do tipo eixo de torção tubular. Já nos que correm em Interlagos, a suspensão é independente nas quatro rodas, com triângulos duplos.

Em relação aos freios, a principal discrepância está nos materiais utilizados, já que ambos adotam o disco ventilado nas quatro rodas - sem ABS. O Astra de competição usa pinças e pastilhas especiais para competição. Maiores, elas oferecem melhor rendimento e resistência a altas temperaturas.

As rodas de um Astra, digamos, comum, podem ser de ferro ou de alumínio (15' ou 16'). Já os pneus são radiais 195/60 R15 ou 205/55 R16. No Astra de competição, as rodas são de liga leve 18' e os pneus s285/645 VR 18 - importados e próprios para competição (sem ranhuras).

O chassi do carro de corridas é tubular (aço) e a ‘bolha' (carenagem que imita o Astra de rua) é de fibra de vidro reforçada. "As dimensões são: 4,80 metros de comprimento; 1,40 metro de altura e 1,90 metro de largura", revela Lírio. O de rua, por sua vez, tem 4,34 metros de comprimento; 1,43 metro de altura e 1,70 metro de largura.

Por dentro, o conforto do Astra de rua dá lugar a um habitáculo simples, onde "ficam apenas o banco do piloto, o painel de controle e uma pequena geladeira que ajuda a refrigerar o piloto, já que não existe ar-condicionado", explica o especialista.

HISTÓRIA - A Chevrolet acompanha a Stock Car desde seu início, em 1979. No começo, os carros eram os Opalas, depois foram os Omegas e Vectras. Hoje, a categoria tornou-se multimarcas e conta com a participação do Peugeot 307 Sedan, do Mitsubishi Lancer e, é claro, do Chevrolet Astra Sedan.




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