Economia Titulo
Petrobras construirá P-57
Por
17/02/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


A Petrobras confirmou a assinatura de um contrato com a empresa SMB (Single Buoy Mooring) para a construção da plataforma P-57, que será instalada no Campo de Jubarte, no mar do Espírito Santo, ao Norte da Bacia de Campos.

Com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo e comprimir 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, será uma plataforma do tipo FPSO, que além de produzir também armazena petróleo. O prazo de construção será de três anos ao preço de US$ 1,195 bilhão.

Essa foi a segunda licitação realizada pela Petrobras para a construção da P-57. A primeira foi cancelada porque a estatal considerou o menor preço oferecido, de US$ 1,6 bilhão, acima de seu orçamento.

Segundo a nota divulgada pela companhia, o projeto da P-57 integra as metas de crescimento estabelecidas no Planejamento Estratégico 2020, que prevê chegar a 2015 com uma produção, no País, de 3,455 milhões de Boe (Barris Equivalentes) de petróleo e gás natural por dia.

A P-57, no entanto, está atrasada em pelo menos um ano, por conta do cancelamento da primeira licitação.

Para acelerar esse processo de construção de novas unidades e cumprir o que está previsto em seu plano de investimentos, a companhia tem estudado a possibilidade de clonar outras plataformas já licitadas, o que elimina a necessidade do processo licitatório. Outra perspectiva da empresa é aproveitar a mesma licitação para contratar a segunda ou a terceira colocada.

No caso da P-57, tanto a BW Offshore (segunda colocada) quanto a Modec (terceira colocada) já apresentaram à Petrobras proposta para construir uma unidade idêntica pelo mesmo preço da SBM.

Segundo a nota da Petrobras à imprensa, o conteúdo nacional previsto na construção da P-57 é de 65%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;