Economia Titulo
Deputados pedem explicação à Volkswagen
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
25/05/2006 | 08:13
Compartilhar notícia


A reestruturação da Volkswagen do Brasil, com a ameaça de corte de 5.773 postos de trabalho, repercute agora no Congresso Nacional. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou quarta-feira o requerimento de audiência pública dos parlamentares Ivan Valente (PSOL-SP) e Jorge Boeira (PT-SC), que convoca a direção da montadora a prestar esclarecimentos sobre os planos da companhia no país.

Além do presidente da multinacional alemã, Hans-Christian Maergner, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Demian Fiocca, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, e o sociólogo da Unicamp Ricardo Antunes receberão convite para comparecer à audiência no Congresso.

A reunião, unificada à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, deverá se realizar em até 15 dias. A deputada federal Clair de Flora Martins (PT-PR) solicitou audiência semelhante na Comissão de Trabalho da Câmara. Os presidentes das comissões Anivaldo Vale (PSDB-PR) e Aracely de Paula (PL-MG) comprometeram-se a tratar o tema em caráter de urgência.

Os parlamentares dos dois órgãos da Câmara aprovaram os requerimentos sem objeções. Na quarta-feira da semana passada, a comissão econômica adiou a votação da solicitação de Valente e Boeira por falta de quórum. No mesmo dia, os membros do equipe de Trabalho já sinalizaram favoravelmente ao pedido da parlamentar paranaense.

O deputado federal Ivan Valente, de São Caetano, conta que os parlamentares manifestaram apoio à solicitação e confirmaram a atualidade da crise. “A proposta de audiência foi bem recebida pelos colegas e vai ter visibilidade no Congresso. E os convidados têm o maior interesse em comparecer”, avalia. Segundo Valente, a reunião abre oportunidade para a Volks explicar a reestruturação.

Nesse contexto, a presença do presidente do BNDES, Demian Fiocca, será fundamental, na avaliação do deputado. “O BNDES é questão-chave. Queremos saber com clareza os critérios de empréstimos às grandes empresas e conhecer também o comprometimento estabelecido para liberação do dinheiro”, diz. Recentemente, o BNDES reservou R$ 497,1 milhões para a Volkswagen ampliar e modernizar a produção no país.

A deputada federal Clair de Flora Martins considera os possíveis cortes nas unidades da Volks em São Bernardo, Taubaté e São José dos Pinhais (PR) o principal problema. “Temos preocupação com as demissões e com o efeito disso em toda a sociedade. Será mais desemprego”, destaca a parlamentar do PT. “A audiência é importante porque vamos levar essa questão ao Congresso, que não pode ficar omisso diante da crise”, acrescenta.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, considera benéfica a aprovação da audiência pública e diz que atenderá prontamente o convite da Câmara dos Deputados. “É evidente que eu vou. Em todo o espaço em que puder debater, não me furtarei. Se a intenção é mostrar que o anúncio da Volks é um desserviço ao país, não tenho por que não ir.” Procurada pela reportagem, a Volkswagen não comentou o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;