Política Titulo
Visita de presidente chinês é marcada por troca de elogios
Por Do Diário OnLine
Com Agências
12/04/2001 | 00:31
Compartilhar notícia


As trocas de elogios deram o tom à visita do presidente chinês, Jiang Zemin, ao Brasil. O líder oriental chegou à Brasília na tarde desta quarta-feira, teve um encontro particular com o presidente Fernando Henrique Cardoso e, ao falar sobre a relação entre os dois países, foi bastante político.

Em discurso, Zemin transmitiu ao povo brasileiro o "alto apreço e os melhores votos do povo chinês". "Ao longo dos 27 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil, sobretudo depois de um consenso sobre uma associação estratégica, a cooperação bilateral registrou resultados expressivos em todas as áreas", afirmou o presidente, desta vez em nota divulgada ao desembarcar na capital brasileira.

"Compartilhamos a mesma responsabilidade histórica e uma boa base de cooperação no que diz respeito à manutenção da paz mundial e à promoção do progresso conjunto", assegura Jiang.

Na qualidade de maiores países em desenvolvimento do hemisfério oriental e ocidental, Brasil e China têm pela frente tarefas para "desenvolver a economia, enriquecer o povo e fortalecer o país", disse.

Fernando Henrique, em discurso, destacou a importância da aproximação entre os dois países e também lembrou que as negociações precisam sofrer incremento para atender as demandas de melhoras em suas economias.

OMC — Em discurso no Palácio da Alvorada, Fernando Henrique afirmou que espera uma aproximação da China da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele considera a entrada da China na OMC “um ganho para a economia mundial”. Para o presidente, o fato pode acelerar a entrada em vigor dos entendimentos firmados entre o Brasil e aquele país, como a diminuição de tarifas para exportação da soja brasileira.

O presidente brasileiro ressaltou também que as trocas comerciais entre os dois países já são expressivas, mas precisam sofrer incremento para atender as demandas de melhoras em suas economias.

A troca de informações tecnológicas também teve destaque no discurso de FHC, pois teria o poder de ampliar as vantagens comerciais do Brasil com os países asiáticos. "Mas a parceria entre Brasil e China não está limitada a esses interesses. Projeta-se sobre um amplo espectro de temas políticos no plano internacional. Temas indispensáveis para que nossas sociedades sejam mais justas e nossos povos, mais felizes", ressaltou o presidente.

Segundo Fernando Henrique, o aprofundamento dos vínculos econômicos no plano internacional aliados a maior facilidade de comunicação e transporte irão contribuir para a troca de informações no âmbito internacional.

EUA — Durante a conversa particular que teve com Zemin, FHC falou sobre o telefonema que recebeu do presidente americano George W.Bush, na noite desta terça, requisitando a ajuda do brasileiro para pôr fim à prisão dos tripulantes norte-americanos. O “jeitinho brasileiro”, no entanto, não foi necessário, já que pela manhã os Estados Unidos pediram desculpas à China. O país do Oriente, por sua vez, também polidamente, resolveu libertar os norte-americanos.

Com informações da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;