Cultura & Lazer Titulo
‘Os Capitães da Areia’ faz denúncia social no palco
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
01/05/2003 | 18:39
Compartilhar notícia


A peça Os Capitães da Areia, baseada no livro Capitães de Areia, de Jorge Amado (1912-2001), estréia nesta sexta no Teatro Municipal de Mauá. Caio Evangelista assina a adaptação e dirige 20 atores do Grupo Apolo, de Mauá. Lançado em 1937, Capitães de Areia aborda o problemático cotidiano de meninos que vivem no cais de Salvador (Bahia).

Pedro Bala (Márcio de Souza), Dora (Rosália de Souza) e Professor (Luis Rogério) são alguns dos personagens. Brigas, paixões e, principalmente, o dia-a-dia – incluindo os inevitáveis pequenos furtos e a perda da inocência – de gente excluída da sociedade formam a temática do espetáculo.

A idéia é despertar mais vozes para a questão, intensificando o coro dos que lutam por condições de vida dignas para todos. O livro foi escrito em uma época em que o autor era comunista.

A encenação se esforça em trazer para o Grande ABC o clima baiano, incluindo cores e ritmos, da obra original – a adaptação procura remeter o público a outros livros do universo com que Amado trabalhou.

Os Capitães da Areia apresenta a trajetória dos garotos sob uma atmosfera de denúncia social, ainda que o assunto seja de amplo conhecimento e já tenha sido abordado em vários campos artísticos.

Nascido em 1997, o Grupo Apolo montou, entre outras peças, Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;