Política Titulo
Cabo eleitoral virtual
Juliana de Sordi Gattone
Flávia Braz
Especial para o Diário
30/07/2006 | 04:09
Compartilhar notícia


Transformada na melhor mídia alternativa dos candidatos neste ano, a internet passou a ser nova estratégia dos coordenadores de comunicação das campanhas eleitorais. Dois especialistas em marketing político analisaram os sites de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) e chegaram a conclusões impressionantes, porém opostas. Já a campanha de Heloísa Helena (Psol) foi detalhada por um dos coordenadores da campanha da candidata, o diretor de TV Luiz Arnaldo Dias Campos.

Para Carlos Manhanelli – há 32 anos na área de marketing político–, o site de Lula “dá de dez a zero no de Alckmin”. “É um site altamente profissional.” Para ele, a página do tucano é tradicional, pesada e transmite uma simbologia conservadora.

Manhanelli cita a mudança visual do número 13, do PT, passando do antigo vermelho para o verde-amarelo, nas cores da Bandeira Nacional. Já no caso dos tucanos, o profissional afirma que o 45 remete à campanha de José Serra à Presidência, em 2002. “Ou seja, lembra uma disputa perdida.”

O especialista cita ainda a redução de espaço dado ao PT. A estrela, símbolo do partido, aparece pequena e num canto do site. “Obviamente, o desgaste sofrido pela legenda com as denúncias motivou a mudança.”

Para Manhanelli, o PSDB acertou apenas ao trocar o nome Alckmin por Geraldo. “Nas classes mais baixas, o sobrenome (Alckmin) é difícil de pronunciar.” O profissional faz outras comparações. Para ele, o site do petista transmite alegria, enquanto o do tucano, monotonia. “Falando o português claro, o de Lula é um show da Ivete Sangalo e o de Alckmin, uma aula de matemática, com um monte de números”, exemplifica.

Em quase todos os quesitos, outro especialista, Marco Iten, discorda de Manhanelli. Para ele, o site de Alckmin é melhor. “É clean, leve, informativo e de fácil navegação. O de Lula é muito pesado, com fotos mal exploradas.” Para ele, o site do candidato à reeleição só tem um fator positivo: volume de informação superior ao da página de Alckmin. “Mas o do tucano é mais objetivo”, ressalta.

No caso de Heloísa Helena, segundo Campos, o site só deve estar no ar em cinco dias. No entanto, ele adianta alguns detalhes: utilização do degradê, formado pelas cores amarela, laranja e vermelha (uma alusão à luz do Sol, símbolo do partido). O slogan será o mesmo da campanha: Coração Valente. E a candidata aparecerá da mesma maneira que o Brasil se acostumou a vê-la: calça jeans, camisa branca e cabelos presos. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;