Internacional Titulo
Bolívia não vai ‘chantagear’ o Chile com política de ‘gás por mar’
Por Da AFP
30/05/2006 | 16:35
Compartilhar notícia


O cônsul-geral da Bolívia no Chile, José Pinelo, garantiu nesta terça-feira que o governo do presidente Evo Morales "não vai chantagear o povo chileno" com a política de gás por mar adotada num passado recente por La Paz.

"Nós não vamos chantagear o povo chileno com o tema do gás", enfatizou Pinelo, que assumirá o consulado geral da Bolívia em Santiago na semana que vem.

Bolívia e Chile carecem de relações diplomáticas desde 1978, quando La Paz fracassou em sua tentativa de recuperar uma saída própria para o Oceano Pacífico, perdida para o Chile após uma guerra em 1879.

Pinelo se disse disposto a negociar uma eventual venda de gás para o Chile, cujo governo não vem manifestando nenhum interesse em comprar energia boliviana, admitiu.

A Bolívia possui a segunda reserva de gás da América do Sul: 1,55 bilhão de metros cúbicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;