Política Titulo Internacional
Auricchio participa de assembleia geral da ONU
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
19/09/2019 | 06:34
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), embarca hoje para Nova York, nos Estados Unidos, para participar da 74ª assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas). O tucano representará a FNP (Frente Nacional de Prefeitos), da qual é vice-presidente de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), para tratar de atividades de políticas municipalistas.

Auricchio estará em duas agendas, uma no dia 23 e outra no dia 24: entrevista com jornalistas brasileiros escalados para cobertura do evento mundial e um café da manhã promovido pelo ex-secretário-geral da organização, o sul-coreano Ban Ki-moon. Em ambos apresentará nota técnica elaborada pela FNP com dados nacionais e debaterá soluções para problemas apresentados no Brasil.

No passado, o então prefeito de Santo André Celso Daniel (PT, morto em 2002) participou de duas ações promovidas pela ONU. Em 1997, foi para Quito, no Equador, em conferência da entidade internacional. Em 2001, foi convidado para integrar a Conferência Istambul + 5, em Nova York, liderada pelo Habitat (Centro da Nações Unidas para Assentamentos Humanos).

“Fui escalado pelo presidente da frente, Jonas Donizette (PSB, prefeito de Campinas), para representá-la no evento sobre desenvolvimento sustentável. Serão dois eventos. Fico contente porque temos feito engajamento forte pela FNP, que é um organismo de representatividade dos municípios. Para mim, representar a cidade e uma entidade engrandece. Iremos discutir questões absolutamente pertinentes ao mundo atual que vivemos, em palco como esse, encontrando o mundo inteiro”, discorreu Auricchio, ao Diário.

O tucano levará na bagagem documento constituído pela FNP denominado Estratégia ODS. O material foi elaborado por técnicos da entidade. São cinco itens presentes na avaliação: renda, educação, violência, saúde e desigualdades intermunicipais. Os dados mostram avanço do espaçamento na distribuição de renda e grande disparidade no tratamento entre homens e mulheres, entre brancos e negros e entre hétero e homossexuais.

Discutir soluções para esses problemas, segundo ele, é uma das missões na viagem aos Estados Unidos, que convergem com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável desenhados pela ONU na agenda 2030. Nesta lista estão erradicação da fome, ampliação do saneamento básico no planeta e combate às ações danosas ao meio ambiente e que promovem alterações climáticas.

Auricchio passará o cargo para seu vice, Beto Vidoski (PSDB), hoje. A viagem e a hospedagem serão custeadas pela ONU – a primeira-dama Denise Auricchio acompanhará o prefeito, com passagem e estadia bancadas exclusivamente pelo marido. O casal retorna na quarta-feira. O tucano avisou ainda que vai visitar teatros de Nova York que foram elaborados por escritório de arquitetura que está próximo de ser contratado pela Prefeitura de São Caetano para revitalização do Teatro Paulo Machado de Carvalho, no bairro Santa Maria.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;