Memória Titulo Ademir Medici
Eles trouxeram a Toscana a Riacho Grande
Por Ademir Medici
25/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Dio, famiglia e lavoro

Texto: Adalberto Guazzelli
O ano era 1957; o padre, Fiorente Elena; os italianos Settimo Guazzelli, Eduardo Santucci, Saulle Bechelli, Ernesto Bechelli e Primo Bechelli. A ideia: dar uma capela a São Bartolomeu.

Padroeiro de Chiozza, vilarejo próximo a Lucca, na região da Toscana, tinha entre seus devotos os imigrantes, que ao santo recorriam pedindo proteção e coragem antes de embarcarem para as novas terras.

Os idealizadores começaram a reunir a italianada e, em esquema de mutirão, deram início à construção do santuário e da festa de São Bartolomeu no Parque Municipal de São Bernardo, o Estoril.

Ficou decidido que a festa ocorreria sempre no último domingo de agosto, já que o dia oficial do santo é 24 de agosto. A colônia aproveitava a data e a reunião para apresentar a todos os novos imigrantes, que aportavam na região entre um ano e outro.

Foi nesta época que começou o rito dos festejos: inicia-se às 10h30, com missa rezada e cantada em italiano. Seguem-se as bênçãos, a confraternização e a festa propriamente dita, com receitas compartilhadas, vinho caseiro, música e brincadeiras.

A tradição foi forte nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Experimentou no início dos anos 1990 certo esquecimento. Com o falecimento dos fundadores e de alguns entusiastas e festeiros históricos, muitas famílias deixaram de frequentá-la, outras apenas iam assistir à missa e logo após iam embora. Percebendo isso, nova geração assumiu a coordenação do evento e foi buscar no passado a inspiração para agregar, renovar e reconstruir essa linda tradição.

É nesse contexto de renovação que nosso piquenique superou o seu maior desafio. Em 2011 a cidade era administrada por pessoas sem capacidade de entender a importância das tradições. Essas pessoas demoliram os chalés onde a festa ocorria, sobrando apenas a igreja, pois essa é tombada pelo patrimônio histórico.

Neste domingo, a 62ª edição da grande festa de São Bartolomeu, verdadeira homenagem aos nossos antepassados, pensando em Deus, na família, no trabalho.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 25 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7153

Manchete – São Bernardo cria empresa municipal de ônibus
Movimento Sindical – Borracheiros têm acordo e acabam greve.
Futebol – O técnico Sebastião Lapola está de volta para treinar o EC Santo André, após oito anos.

Em 25 de agosto de ...
1919 – Sepultado no Cemitério da Consolação, em São Paulo, o corpo do coronel e abolicionista Abílio Soares, que foi assassinado quando retornava de sua propriedade agrícola em Guarulhos.
Ao enterro compareceram várias autoridades de Santo André, entre elas o prefeito Saladino Cardoso Franco, o professor José Augusto Leite Franco e o capitalista Bernardino Queiroz dos Santos.
Abílio Soares batiza uma das ruas centrais de Santo André.
1959 – Criada a Biblioteca Municipal Olavo Bilac, em Ribeirão Pires.

Hoje
Dia do Exército Brasileiro
Dia do Feirante
Dia do Soldado

Santos do dia
Luiz (Poissy, 1214 – Tunes, 1270). Foi o rei da França de 1226 até sua morte.
Maria Del Trânsito Cabanillas
Patrícia.

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 25 de agosto:

Em São Paulo, Barretos e Redenção da Serra. Barretos foi fundado em 25 de agosto de 1854 com o nome de Arraial dos Barreto. Elevado a município em 1885, quando se separa de Jaboticabal
Em Minas Gerais, Chapada Gaúcha e Rio Pomba
Em Santa Catarina, Chapecó (que completa 100 anos de fundação), Herval d’Oeste, Joaçaba e Luzerna
No Piauí, Guadalupe
Em Alagoas, Joaquim Gomes
Em Tocantins, Miracema do Tocantins
Em Goiás, Nazário e Porangatu
Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;