Diarinho Titulo Hora de folga
Livro faz rimas sobre regras dentro de jogo oficial de futebol
Por Luís Felipe Soares
17/06/2018 | 07:19
Compartilhar notícia


A paixão da maioria dos brasileiros pelo futebol é uma das características mais famosas do País pelo planeta. Com a chegada da 21º edição da Copa do Mundo, disputada na Rússia até 15 de julho, parece que a empolgação aumenta ainda mais. É aproveitando esse momento que chegou às livrarias o Vamos Jogar Futebol (Ciranda Cultural, 32 páginas, R$ 29,90, em média), guia que explica detalhes sobre a prática do esporte, tirando dúvidas de quem não acompanha a modalidade e aumentando o conhecimento dos fãs já iniciados.

O texto da escritora e ex-árbitra Fernanda Colombo passa por lugares, itens, personagens e momentos existentes dentro de uma partida oficial. Entre as questões básicas estão a montagem de um campo (com forma de retângulo e linha que o divide ao meio), a reunião dos jogadores (11 atletas para cada lado, sendo um deles o capitão da equipe) e a presença da bola (caso ela esvazie, somente o juiz pode trocá-la). Não ficam de fora curiosidades sobre os equipamentos dos participantes, uma vez que devem jogar com camisa, calção, meião, caneleira e calçado adequado, e os perigos das faltas, que podem render cartões dependendo de sua gravidade.

Tudo é escrito aproveitando rimas e com formato que lembra poesias. As ilustrações assinada por Fernanda Montoni ajudam a visualizar as informações passadas, caso da explicação da complicada posição de impedimento, que ocorre quando o jogador fica adiantado à frente da linha da bola e da defesa para tentar o gol. “Essa regra é complicada. Exige muita concentração. O atacante não pode estar na banheira, mas não é a do banheiro, não”, diz um trecho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;