Política Titulo Sem mandato
Atila reafirma aliança, mesmo com Vanessa Damo cassada

Deputado estadual elogia peemedebista, que deve indicar vice na chapa a prefeito de Mauá

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O deputado estadual Atila Jacomussi (PSB) assegurou que manterá aliança firmada com Vanessa Damo (PMDB), que nesta semana teve mandato de deputada estadual cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No mês passado, os dois anunciaram que estarão lado a lado na eleição de outubro. Atila é pré-candidato ao Paço e se coloca como rival do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT). Vanessa, até então sustentava pré-candidatura, mas aceitou se alinhar com o socialista em troca da indicação da vice na chapa do hoje oposicionista.

“Vanessa e Atila são antagônicos ao PT. Não tem por que a aliança ser quebrada. Estou muito tranquilo em afirmar que estaremos juntos na eleição, num acordo pelo bem de Mauá e contra os 16 anos de PT na cidade”, garantiu Atila.

O parlamentar estadual disse que “Mauá perde muito” com a saída de Vanessa da Assembleia e que o município, em vez de “ter duas vozes”, agora possuirá apenas uma na luta por recursos. “A cidade tem de lamentar isso. Quem perde é Mauá. A Vanessa tem história. Prometo que vou, no meu mandato, assumir os compromissos sociais que a Vanessa adotou”, vislumbrou Atila, dizendo “acreditar na Justiça para que Vanessa reverta a decisão”.

Vanessa teve mandato cassado na terça-feira por crime eleitoral cometido no pleito de 2012, quando concorreu à Prefeitura de Mauá. O TSE entendeu ser de autoria de sua campanha panfleto apócrifo ao qual associava Donisete – seu rival no segundo turno – à morte de Celso Daniel (PT), prefeito de Santo André, em 2002. A ação foi proposta pelo petista. A peemedebista nega ser autora do material e afirma que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) da decisão do TSE – porém, terá de deixar a cadeira para o suplente Cássio Navarro. Pela condenação, ela perde os direitos políticos por oito anos, pena válida a partir de 2012.

DISCUSSÃO
A maior possibilidade na eleição de outubro é Vanessa apresentar seu marido, o presidente do PMDB municipal, José Carlos Orosco Júnior, como vice na chapa de Atila. Em troca, teria aval, num eventual governo socialista, para ser candidata a deputada federal no futuro. O Diário apurou que a condenação de Vanessa tende a forçar essa chapa.

Atila e Vanessa foram aliados até 2010 e frequentaram o mesmo partido, o PV, até então. A relação se estremeceu de vez quando o então vereador quis lançar sua candidatura a prefeito de Mauá, em 2012, pelo PPS.

Terceiro colocado no pleito, Atila optou por apoiar Donisete no segundo turno contra Vanessa. Com a vitória do petista, Atila foi indicado para comandar a Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). Se candidatou a deputado pelo PCdoB rivalizando internamente com o ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT). Sua vitória fortaleceu sua campanha própria ao Executivo e o afastou de Donisete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;