Diarinho Titulo Asterix
Gauleses bons de briga
Por Caroline Ribeiro
Especial para o Diário
10/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Júlio César foi um grande líder romano, famoso por conquistar terras e povos há muito tempo. Mas havia também um lugar em que o imperador e seu povo não eram nada bem-vindos. Mesmo com toda a fama, poder e riqueza da civilização, o vilarejo dos gauleses, onde mora Asterix e seu amigo Obelix, sempre permaneceu fora dos poderes de Roma, pois todas as tentativas de dominá-los deram errado.

Cansado de ver seus soldados saírem correndo de medo dos inimigos, Júlio César decidiu mudar a estratégia. Ao invés de atacar, o plano foi construir um condomínio de luxo ao redor da região da Gália e, assim, usar a tentação de uma vida mais ‘chique’ para convencê-los a se unir ao império. Assim começa toda a confusão de Asterix e o Domínio dos Deuses, animação francesa em 3D já em cartaz em algumas salas do Grande ABC e de São Paulo.

O maior problema que a dupla de heróis enfrenta é conseguir manter todos do vilarejo unidos e focados em se livrar da inesperada construção romana. A chegada dos prédios faz com que o comércio da vila fique descontrolado, dando início a inesperadas brigas entre a população, fazendo com que todos esqueçam quem realmente são. Asterix e Obelix terão de controlar o grupo e descobrir uma maneira de acabar com os planos do imperador.

Um detalhe legal do desenho animado é como os gauleses acolhem de braços abertos uma família romana que ficou sem vaga no condomínio. O povo da vila não questiona quem eles são ou de onde vieram e simplesmente convida os personagens a ficarem por ali. A ideia é mostrar solidariedade com quem precisa de ajuda, mesmo que seja um possível ‘inimigo’. Outro ponto bacana é a atitude dos soldados de não aceitarem ordens a menos que elas sejam dadas com educação, exigindo que termos como ‘por favor’ ou ‘por gentileza’ sejam sempre usados.

Muito divertido, Asterix e o Domínio dos Deuses faz com que sempre apareçam piadas e situações engraçadas em meio a toda confusão – e brigas – causada pelo exército de romanos e os bagunceiros gauleses. Todos continuam muito loucos.

Personagem francês nasceu nos quadrinhos

Asterix nasceu nos quadrinhos. Sua série ilustrada foi criada na França por Albert Uderzo e René Goscinny (1926-1977), em 1959. As histórias sobre o pequeno vilarejo gaulês que resiste ao império romano com a ajuda de uma poção mágica (que dá superforça a quem a toma) ficaram famosas no mundo inteiro ao longo dos anos.

Entre os diversos livros lançados estão Asterix e os Godos, Asterix e Cleópatra, Asterix nos Jogos Olímpicos, Asterix Entre os Belgas, As 1001 Horas de Asterix e Asterix e o Dia em Que o Céu Caiu. Em 2013, chegou às lojas a publicação Asterix Entre os Pictos, primeiro conto produzido sem a presença de nenhum dos criadores originais – Albert Uderzo havia se aposentado e o roteirista Jean-Yves Ferri e o ilustrador Didier Conrad assinaram a aventura inédita.

NAS TELONAS - O sucesso da história a levou aos cinemas com atores reais dando vida aos personagens em quatro oportunidades, com Asterix e Obelix Contra César (1999) e Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (2002) entre os filmes. Outras animações também foram levadas às telonas, caso de Asterix e os Vikings (2006).

A aldeia onde Asterix, Obelix e seus amigos moram foi inspirada na cidade de Avaricum. Segundo informações históricas, o local sofreu pressão do exército de Roma durante 27 dias, um tempo enorme diante de um império tão poderoso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;