Economia Titulo
Rio Tinto se alia à Vale do Rio Doce e fixa alta de preço de 9,5%
Da AFP
22/12/2006 | 15:28
Compartilhar notícia


O grupo britânico de mineração Rio Tinto anunciou nesta sexta-feira, assim como a brasileira Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) na véspera, um acordo com o produtor chinês de aço Baosteel para aumentar em 9,5% o preço do minério de ferro em 2007, uma alta menor que a anterior.

Estes acordos entre o primeiro grupo chinês da siderurgia e dois dos maiores produtores mundiais de ferro marcam a pauta para o conjunto do setor no mundo, que deve globalmente respeitar este percentual de alta.

A cada ano os grupos de mineração e as siderúrgicas se aliam ao primeiro acordo assinado.

"Será a referência de preço para 2007, pois foi fixado por dois grandes grupos", comentou Zeng Jiesheng, analista da Mysteel Research.

A brasileira CVRD, maior produtora mundial de minério de ferro, anunciou na noite de quinta-feira em seu site que havia fechado acordo para uma alta de 9,5% com o maior produtor de aço chinês, Shanghai Baosteel Group Corp.

A alta, que entrará em vigor no ano fiscal que começa em 1º de abril de 2007, está dentro da margem de 7% a 10% esperada por analistas da indústria siderúrgica.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;