Esportes Titulo
Zé Roberto Guimarães afirma que Olimpíada no Rio será o maior desafio da carreira
Por
08/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


José Roberto Guimarães já conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos (em 1992, com os homens, e em 2008 e 2012, com as mulheres). Mesmo vitorioso, garante que está perdendo noites de sono ao ver se aproximar o que ele chama de "maior desafio de sua carreira", que é comandar a seleção feminina de vôlei no Rio, em 2016, diante da torcida brasileira.

Ele vem treinando o grupo que vai disputar o Campeonato Sul-Americano e que ficará junto até o dia 4 de outubro, quando as atletas vão para seus clubes. Depois, só retornarão em abril para a reta final de preparação para a Olimpíada. Nesta entrevista exclusiva, ela fala sobre suas dificuldades, as adversárias e confessa que ainda não pensou na promessa que vai pagar caso o Brasil conquiste o sonhado tricampeonato.

Agência Estado - Qual a sua maior preocupação para a Olimpíada?

José Roberto Guimarães - Será um sonho chegar a uma final, tentar um resultado expressivo diante da nossa torcida e esse é o maior desafio da seleção, talvez de todos os tempos. Eu encaro como o maior desafio da minha carreira, pois vamos disputar uma nova Olimpíada, em casa. Por isso estou muito concentrado em todos os aspectos, no meu time, nas adversárias, no dia a dia, eu durmo e acordo pensando nisso e tento passar esse sentimento para o grupo. A preparação vai ser determinante e ela começou no primeiro dia após os Jogos de Londres.

AE - O grupo já está fechado?

José Roberto Guimarães - Eu não gosto de ter esse tipo de pensamento, tudo está aberto. A seleção tem de ser assim e pode receber novas jogadoras. Lógico que tem uma base que está sendo trabalhada há alguns anos, mas tudo pode acontecer. A expectativa é que essas atletas cheguem bem no treinamento e que possam disputar a Olimpíada.

AE - Você acha que a Tandara terá chance de disputar o torneio?

José Roberto Guimarães - Tudo vai depender dela. Ela estava dentro do processo de preparação, ficou grávida, está entrando na 40.ª semana, não engordou muito e agora vai depender de como vai se recuperar. Ela vai voltar, disputará a Superliga, então tem um tempo hábil de recuperação. Espero que consiga voltar bem.

AE - Além dela, você tem outros grandes desfalques. Como está lidando com isso?

José Roberto Guimarães - O objetivo é recupera as atletas. A Thaísa foi operada, a Tandara engravidou, a Fabíola ficou fora por um pedido dela, por causa da família, a Jaque esse ano não conseguiu fazer uma semana completa de treino com a seleção. São muitos problemas, mas o que a gente espera é que essas jogadoras, nesse curto espaço de tempo, voltem bem. Por isso digo que o time do Brasil não está pronto. Isso me deixa preocupado e não durmo tranquilo, pois não tenho o grupo completo.

AE - Que seleções podem atrapalhar o tricampeonato olímpico?

José Roberto Guimarães - Se a Olimpíada fosse amanhã, os Estados Unidos já estariam prontos. Para mim, serão os maiores adversários. Estamos vendo um crescimento da Sérvia, que a gente já sabia, a China também está bem. Tem ainda a Rússia.

AE - Dá para fazer algum paralelo dessa preparação atual com as das outras Olimpíadas que vocês venceram?

José Roberto Guimarães - Em Pequim tinha uma desconfiança muito grande, falavam que era um time de "amarelonas". Mas a gente sabia que o trabalho estava sendo feito, tinha uma ascensão e faltava apenas ganhar uma competição grande. Naquele ciclo foram 140 jogos com apenas 12 derrotas. Perdemos a final do Pan, do Grand Prix, mas eu sabia que eram coisas pontuais, pois o time estava voando. Tanto que na Olimpíada fomos campeões perdendo apenas um set. Já em Londres, chegamos a 70% do patamar que queríamos. Ali faltava virar uma chave, que era do time se ajudar. E isso ocorreu contra a Coreia do Sul, quando perdemos. A chave virou, o grupo se ajudou, reagimos e vencemos novamente.

AE - Será uma Olimpíada que vai pesar muito a parte física?

José Roberto Guimarães - Sim, mas também em todos os outros aspectos. Taticamente terá uma exigência enorme. No feminino são várias escolas e várias maneiras de se jogar. Os Estados Unidos têm uma velocidade muito grande, o Japão tem muita defesa, a Rússia utiliza bolas mais altas para atacar, a Sérvia tem uma mescla das duas escolas. O problema no feminino é essa alternância e a rápida adaptação que você tem de ter quando enfrenta escolas diferentes. Aí é outro tipo de jogo, de marcação, de tempo de bola. Também será uma Olimpíada que exigirá muito do aspecto psicológico nosso, em função da responsabilidade de ser tricampeã olímpica e jogar em casa.

AE - O vôlei é o esporte com mais procura de ingressos pelos brasileiros e isso gera uma pressão maior. Você vai blindar o grupo?

José Roberto Guimarães - Acho que tem de haver uma responsabilidade de todos e vamos conversar bastante. Tem tempo para tudo. Para a família, para se divertir um pouco, mas a concentração será muito grande, pois elas precisam ter uma consciência do resguardo de energia. Não tem essa de fechar e blindar, não podemos viver em outro mundo.

AE - Você falou que será o maior desafio da sua carreira. Vai ser a maior promessa de sua vida?

José Roberto Guimarães - Talvez. Mas estou tão focado nos adversários que nem tive tempo de pensar na promessa. Ela vai surgir no momento, não é algo que penso antes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;