Turismo Titulo
Pela Serra da Graciosa
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
06/09/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Depois das Cataratas do Iguaçu, a chamada Litorina – trem que liga Curitiba a Paranaguá – é o segundo equipamento turístico que mais atrai visitantes ao Paraná. E não é para menos: durante o trajeto, o passageiro vislumbra um dos mais belos cenários da Serra do Mar, em 68 quilômetros de muito verde, trilhos sobre penhascos, túneis e viadutos.

Para os marinheiros de primeira viagem, uma dica: de Curitiba até Morretes, você terá as melhores vistas se sentar do lado esquerdo do trem e, na volta, do direito. Mas seja qual for o assento, será fácil flagrar espécies típicas da Mata Atlântica, como pau-brasil e jequitibá, além de arranjos especiais de hortênsias e uma série de cachoeiras escondidas em meio às montanhas.

O trajeto até Morretes dura cerca de três horas, com opção de estender-se por mais uma hora até Paranaguá aos domingos.

Em 1997, quando a Serra Verde Express assumiu as operações da linha turística, 51 mil pessoas eram transportadas por ano, número que chegou a 128 mil em 2006 (sendo 20% estrangeiros) e que deverá crescer para 150 mil de acordo com as metas da empresa.

Noite - Uma vez por mês, a Serra Verde Express promove um roteiro noturno de Litorina com destino à cidade de Piraquara. O passeio, de aproximadamente três horas, começa na estação de Curitiba, com coquetel e música ao vivo.

Depois, o trem parte para o município vizinho, onde o restaurante Obra-Prima oferece um jantar especial. No menu, rondeli ao molho branco com castanhas, capelete ao sugo, escalope ao molho madeira, salmão ao molho de maracujá e o mais tradicional prato da região: o barreado. Para a sobremesa, strudell de maçã e ovos nevados.

As próximas saídas noturnas estão agendadas para os dias 14 de setembro, 10 de outubro, 17 de novembro e 7 de dezembro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;