Internacional Titulo
Durão Barroso chega ao Sudão para negociar envio de tropas a Darfur
Por Da AFP
30/09/2006 | 15:24
Compartilhar notícia


O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, chegou neste sábado a Cartum para tentar obter do governo sudanês uma autorização para o envio de uma força da ONU à região de Darfur.

Durão Barroso foi recebido por Lam Akol, chefe da diplomacia sudanesa, constatou o correspondente no local.

O responsável europeu disse na sexta-feira que trataria de convencer o governo sudanês a aceitar uma força de manutenção da paz da ONU em Darfur, durante sua visita de dois dias ao Sudão.

Barroso deve se encontrar na noite de hoje com o presidente sudanês, Omar el Bechir, antes de viajar a Darfur, no oeste do país, palco de uma guerra civil que já deixou mais de 200 mil mortos e 2,5 milhões de deslocados.

No mês passado, o Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu enviar a Darfur um contingente de 17 mil soldados e 3 mil policiais para substituir as forças da União Africana na região.

O governo sudanês não aprova o envio dos capacetes azuis da ONU a Darfur por estimar que a medida afronta sua soberania e pode agravar a situação na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;