Nacional Titulo
Queda de piloto de parapente deixa bairro sem luz no Rio
Do Diário do Grande ABC
16/07/2000 | 17:48
Compartilhar notícia


O tijucano Marcos José da Silva Pinto de Resende, 31 anos, decidiu fazer um programa diferente na noite deste domingo. As 23h30, ele saltou de parapente do Mirante de Sao Francisco, no Parque da Cidade, em Niterói. Depois de um rápido sobrevôo, Marcos caiu na rede elétrica da Rua General Rondon e destruiu um cabo de alta tensao, provocando um blecaute no bairro de Sao Francisco.

O piloto sofreu queimaduras pelo corpo e foi levado para o Hospital Antônio Pedro. A Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (Cerj) nao informou quanto tempo durou o blecaute. Mas, de acordo com moradores, o bairro ficou sem luz por cerca de 20 minutos.

"Ele deve ter perdido o controle. Quando o socorremos, estava lúcido, sentado na cadeira. Tinha queimaduras nos braços e nas maos. Nao teve nenhuma fratura. Fora o susto, estava bem", informou o capitao Carlos Correia, da Escola de Formaçao e Aperfeiçoamento de Oficiais (ESFAO) do quartel dos Bombeiros de Charitas. Waldir Luiz Ferraz, presidente do Clube Grota Funda Rio de Vôo Livre, afirmou que voar a noite é uma prática proibida pelo Departamento de Aeronáutica Civil (DAC) e, por isso, pouco comum.

"Se alguém for pego voando à noite é punido com a suspensao. Caso haja reincidência, o piloto tem a carteira apreendida", disse Waldir, que é piloto de parapente e asa delta. Segundo ele, no Rio, ninguém sobe a Pedra da Gávea para decolar a partir das 22 horas. "Subir a rampa a essa hora, nem pensar. Se alguém denuncia, a Aeronáutica pode apreender o equipamento. Ninguém quer arriscar isso", completa ele, que faz parte da Associaçao de Vôo Livre do Rio de Janeiro (Avlerj).

Moradora de Sao Francisco, a estudante Wilma Elisa Lopes, 18 anos, ficou furiosa com o vôo do rapaz. Queimou toda a central telefônica da minha casa. Ele arriscou a vida e ainda por cima causou prejuízo", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;