Palavra do Leitor Titulo Artigo
Recado às mulheres
Por Do Diário do Grande ABC
09/03/2022 | 00:02
Compartilhar notícia


Até pouco tempo atrás só os homens levavam a fama de ir ao médico em último caso, ao contrário das mulheres. Porém, agora a situação entre os sexos está muito parecida. Elas também deixaram de ir ao médico, pressionadas pelas cobranças no trabalho, afazeres domésticos e criação dos filhos. E é engano pensar que apenas mulheres com menos educação e em situação socioeconômica mais precária procuram menos ajuda médica. Pesquisa do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) mostrou que as médicas morrem, em média, dez anos antes dos médicos. O estudo analisou taxas de mortalidade da categoria ao longo de uma década. A conclusão é que as médicas deixaram de se alimentar e de dormir direito, de fazer exercícios físicos e de ir ao médico por causa da pressão do trabalho. 

Se é assim com as médicas, dá para imaginar que entre as mulheres que necessitam de atendimento público a situação é ainda pior. Há poucos estudos sobre isso, mas algumas pesquisas indicam que as mulheres negras também são muito afetadas pela falta ou demora no atendimento no sistema de saúde. Quando se fala de câncer em geral, e de câncer de mama em particular, foco do trabalho da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), essa demora, tanto para procurar ajuda médica quanto para iniciar o tratamento, acaba prejudicando as pacientes, já que as chances de cura são bem maiores se o tumor for diagnosticado no início e o tratamento começar imediatamente

A pandemia também atrasou muitos diagnósticos. Levantamento feito pela Femama com base nos dados do Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), extraídos no mês de fevereiro de 2022, mostram diminuição de 39% no número de mamografias realizadas entre 2019 e 2020. Ao analisar os dados, percebe-se que os Estados que mais deixaram de fazer exames estão localizados nas regiões Norte e Nordeste do País. Em 2021 os dados indicam recuperação expressiva, porém, ainda não o suficiente para superar o número de mamografias realizadas no ano de 2019. A mamografia, como se sabe, é o meio mais eficiente para detecção de tumores, daí a nossa insistência em chamar a atenção para isso. Deixar de fazer esse exame é prejudicial às mulheres.

Neste Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, ontem, o recado da Femama para elas é que não deixem de fazer seus exames anuais, que procurem ajuda médica ao menor sinal de mudança nas mamas. Mulheres, se informem, conheçam seu corpo e fiquem atentas com sua saúde e com seus cuidados preventivos. Nós podemos nos cuidar mais. 

Maira Caleffi é médica mastologista, presidente voluntária da Femama e chefe do serviço de mastologia do Hospital Moinhos de Vento.

 ----

Palavra do leitor

Mamãe Falei – 1

Vários políticos com dinheiro público e filmagens de corrupção e nada aconteceu (Prefeitos do Podemos cobram expulsão de Arthur do Val do partido). Baita oportunidade de vários hipócritas se passarem por paladinos da justiça.

Winer Fonseca
do Facebook

Mamãe Falei – 2

Mas não foi ele quem disse para uma parlamentar que ela não merecia ser estuprada porque era feia (Bolsonaro classifica fala de Arthur do Val sobre mulheres ucranianas de ‘asquerosas’)? O sujo falando do mal lavado.

Deborah Bernardino
do Facebook

Mamãe Falei – 3

Acho que ele já esqueceu o que falou para uma repórter. O Arthur está errado, mas Bolsonaro não pode nem comentar o assunto, porque fez igual.

Maria Silveira
do Facebook

Enchentes – 1

O Grande ABC todo não comporta chuvas (Temporal deixa diversos pontos de alagamento na região)! E belo trabalho dos prefeitos e responsáveis, que acham que piscinão dará conta do recado.

Irlei Souza
do Facebook

Enchentes – 2

Logicamente que os nossos ‘governantes’ dirão que os alagamentos (no Grande ABC) são consequência de uma chuva que superou a quantidade esperada.

Clayton Ferreira de Figueiredo
do Instagram

FUABC

Temos por hábito não digerir e mesmo não aceitar críticas. Portanto, quem critica, mesmo com a intenção de corrigir problemas, evitar o desperdício do dinheiro público, combater os malfeitos, nem sempre é olhado com bons olhos e isso se aplica às pessoas e à imprensa. Quem acompanha este Diário é testemunha das inúmeras críticas à FUABC e a seus gestores. Críticas essas que pouco a pouco são reconhecidas como verdadeiras. Agora este Diário vem mostrando o trabalho da nova presidente da FUABC, doutora Regina Maura, que tem se dedicado a colocar a Fundação nos eixos. A última notícia dá conta de que ela está fechando o cerco contra gastos desnecessários e recursos mal aproveitados, determinando o enxugamento de 20% nos contratos de fornecedores (Política, dia 7). Só com essa atitude milhões de reais serão economizados. O papel do jornal é de criticar quando for preciso, e apoiar as boas iniciativas, sempre de forma imparcial, como vem fazendo em relação à FUABC. As providências tomadas pela nova e competente presidente são a constatação de que as críticas e as mazelas denunciadas por esse Diário tinham fundamento. O tempo provou que este Diário não estava enganado.

Roberto Canavezzi
São Caetano

Francisco

O papa é o único evangélico capaz de ser verdadeiro, corajoso e mostrar a esses evangélicos fora da Igreja Católica que eles são um bando de hipócritas e falsos profetas (Em movimento incomum, papa Francisco envia dois emissários para a Ucrânia).

Jorge Santana
do Facebook

Biden e a guerra

Joe Biden, incapacitado incendiário, não tem a menor condições de estar no cargo que ocupa (presidente dos Estados Unidos), nunca tentou a paz com a Rússia (Governo dos EUA quer reforçar poder bélico da Polônia para ajudara Ucrânia). Pelo contrário! Há pelo menos dois anos vem tentando impor sanções à Rússia pela construção do gasoduto Nord Stream 2, pois elevaria mais ainda a capacidade de fornecimento de gás para a Europa. Nunca fez nada, juntamente com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), para evitar a guerra. Pelo contrário! Incentivou e incentiva a ocupação das fronteiras russas pela Otan, que junto a eles são os principais responsáveis pela tragédia na Ucrânia (atacada pela Rússia).

Erasmo Rodrigues de Moura
do Facebook




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;