Internacional Titulo
Presidente Sírio acredita que país é inocente no assassinato de Hariri
Por Da AFP
10/11/2005 | 11:42
Compartilhar notícia


O presidente sírio Bachar al Assad afirmou nesta quinta-feira que está "quase certo" da inocência da Síria no assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri.

"Estamos quase certos de que a Síria é inocente. O tema está politizado. A Síria não está envolvida, nem ao nível de pessoas, nem ao nível de Estado", afirmou Assad.

"As resoluções e os informes são parte de uma dinâmica política que aponta a Síria", acrescentou. "Mas nossa posição é trabalhar positivamente com as organizações internacionais e com a comissão de investigação internacional dada nossa inocência e nosso interesse que a investigação atinja seus objetivos", afirmou ainda.

Neste sentido, no entanto, Assad disse que o juiz alemão Detlev Mehlis, chefe da comissão de investigação internacional da ONU sobre o assassinato de Hariri, recusou um convite da Síria para viajar a Damasco e outras propostas sírias de cooperação.

"O que ocorre hoje não tem nada a ver com o assassinato de Rafic Hariri porque estão buscando uma verdade falsa. Por que razão não se criou uma comissão de investigação sobre a morte do líder palestino Yasser Arafat".

Assad comparou as pressões internacionais sobre seu país a uma guerra. "A Síria está em estado de guerra, uma guerra por etapas, que começou antes da invasão (americana) do Iraque".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;