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Focus Titanium substitui Ghia
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
23/03/2011 | 07:00
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Claudinei Plaza/DGABC


Titanium já era nomenclatura usada pela Ford na Europa para definir a versão mais sofisticada do Focus. Agora, como a estratégia da montadora norte-americana embute filosofia global, o nome passa a ser usado aqui em lugar do Ghia que, desde os tempos do Del Rey, distinguia as versões topo de linha. Portanto, Ghia - que era também o nome de ilustre estúdio italiano de design adquirido pela Ford - ficará no passado.

Com a nova nomenclatura, o Focus ganhou itens que valorizam ainda mais sua versão sofisticada, cujos preços partem de R$ 71.660 (hatch) e R$ 78.430 (sedã). Apresentadas no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, as mudanças visam tornar o Focus ainda mais competitivo, principalmente diante de concorrentes indigestos como o importado Hyundai i30, que dá muita dor de cabeça aos fabricantes nacionais.

Visualmente, o modelo ganhou ares mais esportivos ao exibir novas rodas de liga leve aro 16 com desenho inédito, moldura para a grade dianteira e régua cromada na tampa do porta-malas. A versão também pode ser identificada pela inscrição Titanium localizada na parte inferior das portas dianteiras. A lista de equipamentos de série passa a contar com faróis direcionais, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e porta-luvas refrigerado.

Além disso, o Focus Titanium oferece teto solar, botão de partida, direção com assistência eletro-hidráulica em três níveis, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro, comandos no volante, controlador de velocidade e comandos de voz em português. O Titanium já está à venda desde janeiro nas principais lojas da rede de concessionárias, mas só agora está sendo apresentado à imprensa.

Outra novidade na linha 2011 são equipamentos de série e opcionais para a versão GLX, com motores 1.6 e 2.0 - ambos flexíveis. A configuração GLX 1.6 ganhou faróis de neblina e porta-luvas refrigerado no pacote que já reunia ar-condicionado, direção hidráulica, air bag duplo, vidros e travas elétricos, abertura e fechamento global, alarme, rádio/CD/MP3, computador de bordo e rodas de liga leve - freios ABS seguem opcionais.

Já a versão GLX 2.0 acrescenta sensores de luminosidade e de chuva, retrovisor eletrocrômico, chave keyless com partida do motor no botão e sistema de som My Connection. Outra opção é a versão 2.0 GLX +, com bancos de couro, ajuste elétrico nos assentos dianteiros e ar-condicionado digital de duas zonas.

Sob o capô, não há novidades. O Titanium é equipado com o Duratec 2.0 16V Flex, que se destaca por ter bloco, cabeçote e pistões de alumínio, além de oferecer coletor de admissão variável. O propulsor rende 148 cv de potência e torque de 19,4 mkgf, abastecido com etanol, ou 143 cv e 18,7 mkgf quando alimentado com gasolina.

Segundo a Ford, o veículo alcança máximas de 205 km/h (etanol) e 204 km/h (gasolina). Com transmissão automática, as velocidades finais passam a 194 km/h e 192 km/h, respectivamente.

Na direção, o Focus mostra a mesma eficiência de sempre - virtude que herda desde a geração anterior. Fabricado na Argentina, o carro tem acabamento superior em relação a modelos da própria Ford produzidos no Brasil. O câmbio automático de quatro velocidades na versão Titanium está perfeitamente integrado ao motor.

Para a Ford, o Focus é um dos carros mais bem avaliados e que conta com o maior grau de indicação de compra pelos consumidores do produto. Com as mudanças, a empresa espera melhorar ainda mais a boa imagem do veículo, que está embalado em vendas. No ano passado, cresceu mais que o segmento em que disputa e emplacou 33,5 mil unidades - 60% do mix é de hatch. Agora, com o reforço da versão Titanium, tem tudo para continuar embalado.




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