Turismo Titulo
A ‘Guará’ de Frei Galvão
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
26/04/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Antes mesmo de ser canonizado, Frei Galvão já tem operado milagres no turismo de Guaratinguetá, sua terra natal. Embora a cidade fique a apenas 8 km do famoso santuário de Aparecida, até poucos meses atrás raros eram os devotos de Nossa Senhora que se lembravam de esticar a romaria à vizinha Guará. Mas tudo mudou quando o Vaticano anunciou a santificação do frei das pílulas milagrosas durante a visita de Bento XVI ao Brasil.

De acordo com o Secretário de Turismo da cidade, Nelson Baracho, a expectativa é de que o município – de 120 mil habitantes – atinja uma média de 30 mil turistas religiosos a cada fim de semana. Há quatro meses, esse número não passava de 2,5 mil visitantes, segundo registros das empresas de ônibus que empreendem roteiros do gênero no município, que viram a demanda de suas frotas saltar de 40 para até 220 veículos aos sábados e domingos.

As freiras da Irmandade de Frei Galvão também viram seu trabalho crescer: enquanto confeccionavam uma média de 10 mil pílulas milagrosas por mês, em março e abril últimos enrolaram nada menos que 200 mil papeizinhos. Em sua visita a Guará, no entanto, o pontífice não deverá demorar mais que uma hora. “Ele virá de Aparecida pela avenida Padroeira do Brasil, pegará a rotatória da Praça da Bandeira e, depois, passará pelas vias JK, João Pessoa e Alexandre Fleming antes de seguir pela estrada Tancredo Neves rumo à Fazenda Esperança”, explica Baracho.

O objetivo é que Bento XVI conheça o trabalho desenvolvido pelo Frei Hanz na recuperação de dependentes químicos. “A fazenda hospeda cerca de 250 jovens. Lá, eles trabalham e recebem toda a assistência necessária para se recuperar do vício. Fabricam produtos alimentícios no bairro de São Manuel e água sanitária na própria fazenda”, afirma o secretário, lembrando que a visita do papa deverá atrair mais 2 mil jovens vindos de outras propriedades de Frei Hanz instaladas mundo afora.

O circuito turístico-religioso formado com as cidades de Aparecida e Cachoeira Paulista, no entanto, já existia muito antes de Bento XVI anunciar sua visita à região. “O roteiro foi criado há mais de um ano, junto com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e as prefeituras dos três municípios. A intenção é fazer com que o romeiro permaneça mais tempo nas cidades. Normalmente, eles vêm a Aparecida pela manhã e partem logo após o almoço”, observa Baracho, que destaca as águas milagrosas da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na casa do Puríssimo Coração de Maria; os eventos no bairro do Gomeral e a escola de especialistas da aeronáutica – única no Brasil apta a forma sargentos – entre os principais pontos turísticos de Guaratinguetá. Além, é claro, do conjunto de monumentos que contam a história de Frei Galvão, como a casa em que nasceu; a Catedral de Santo Antônio, onde foi batizado e celebrou sua primeira missa; o seminário; e a igreja da Comunidade São José, que distribui as pílulas e exibe pinturas retratando alguns dos milagres do primeiro santo genuinamente brasileiro.

Festas - Preces à parte, Guará também reserva um espaço para festas. O próximo evento será a Expoguará, feira de agronegócios programada para os próximos dias 3 a 6, com rodeio, apresentação do locutor Gleidson Rodrigues na quinta e shows de Cezar e Paulinho (sexta), Só Pra Contrariar (sábado) e da dupla César Menotti & Fabiano (domingo).

Já o Bairro do Gomeral é famoso pelas provas de Down Hill e pelos trutários. Entre os dias 28 de junho e 1º de julho, o local servirá de palco para mais uma edição do Festival da Truta, que chega a reunir 3 mil pessoas, no espaço montado junto à igreja de São Lázaro, por conta dos seus shows de música orquestrada e tendas com pratos inéditos do peixe desenvolvidos por pousadas e restaurantes da região.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;