Setecidades Titulo São Bernardo
Prefeitura retoma processo de urbanização de três assentamentos

Obras devem beneficiar 2.043 famílias que residem em núcleos precários

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
18/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 A Prefeitura de São Bernardo confirmou a retomada do processo de urbanização integrada de três assentamentos precários no entorno dos córregos Saracantan e Colina, ambos na região da Vila São Pedro. O edital para seleção da empresa responsável pela obra foi publicado nesta semana pela gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB). A previsão é a de que o vencedor seja conhecido ainda no próximo mês, quando ocorrerá a abertura dos envelopes com as propostas dos interessados.

Com investimento orçado em R$ 40,2 milhões, sendo parcela deste montante proveniente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o processo de urbanização estava paralisado desde abril de 2014, quando o antigo contrato recebeu ordem de paralisação para fins de revisão do projeto executivo.

Com a retomada do projeto, a expectativa é a de que as obras beneficiem 2.043 famílias residentes dos núcleos Amazonas (atual Rua Nelson Mandela), Vila Vanguarda e Ilha Luiz Pequini, esta última a ser removida por completo.

Famílias residentes destas áreas terão seus imóveis consolidados por meio de obras de infraestrutura e serviços de regularização fundiária, além de reassentamentos para 420 famílias. Neste caso, os moradores serão atendidos com apartamentos no conjunto habitacional Residencial Independência, no bairro Montanhão, localizado na Rua Tiradentes, como é o caso da dona de casa Maria do Socorro Barbosa, 57 anos.

Moradora da Ilha Luis Pequini há 30 anos, ela celebra a retomada do processo que para ela significa a realização de antigo sonho. “É uma luta antiga da comunidade. Ter a notícia de que as obras podem de fato começar me emociona”, afirma.

O sentimento é compartilhado pelo jovem Francisco Edson da Silva, 26. Desempregado, atualmente ele divide um único cômodo com sua mulher e filha no núcleo. “Só queremos um lugar digno para morar”, relata.

No projeto de urbanização ainda estão previstas obras de drenagem em dois córregos às margens dos assentamentos, bem como intervenções no sistema viário para ampliar a inclusão dos núcleos, e a construção de equipamentos públicos e centros comerciais.

O processo faz interface com as obras da Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pela canalização de parte do Córrego Saracantan. É também integrado com o projeto de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transportes, que, além de canalizar o Córrego Colina, prevê a implantação de corredor de ônibus, que impacta parte da área abrangida pela urbanização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;