Política Titulo Autonomia
Legislativo aprova criação de sistema de Educação para São Caetano
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
20/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Em sessões relâmpago e sem muito debate, a Câmara de São Caetano aprovou ontem, por unanimidade e em dois turnos, projeto do governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) que cria o sistema municipal de Ensino do município.

Encaminhada à Casa na primeira semana de setembro, a medida recebeu aval relâmpago das comissões e desceu para o plenário ontem para ser apreciada.

Em síntese, a proposta formaliza a estrutura administrativa do sistema de Educação no município e, segundo a secretária do setor, Janice Paulino Cesar, permitirá que a cidade tenha autonomia frente ao governo do Estado. A chefe da Pasta de Educação explicou que as mudanças permitirão, por exemplo, que o município adote calendário próprio de ingresso de estudantes na rede municipal, composta por 59 equipamentos próprios de Ensinos Fundamental, Médio e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), além de uma escola técnica profissional e três creches conveniadas.

Esta foi a segunda ação direta promovida pelo governo Auricchio no setor. No início do ano, o chefe do Executivo suspendeu o recesso parlamentar para promover alterações na legislatura que regulamenta a instalação de postos de gasolina no município. Na prática, a medida viabilizou a abertura da Emei José Auricchio, no bairro Santa Paula, que até então estava fechada porque foi erguida ao lado de um posto de combustíveis.

Na ocasião, o Palácio da Cerâmica garantiu não haver riscos à saúde dos alunos. A abertura do equipamento permitiu a criação de 230 vagas em período integral para crianças entre 4 meses e 3 anos de idade, faixa etária essa que lidera a demanda por vaga na cidade.JC 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;