Esportes Titulo
Laís Elena marca data para sair de cena
Anderson Fattori
do Diário do Grande ABC
03/03/2011 | 07:15
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Laís Elena Aranha, uma das técnicas mais vitoriosas do basquete brasileiro, anunciou que vai encerrar a carreira. Campeã e eleita a melhor treinadora da última Liga Nacional, prepara-se para seus últimos jogos no comando de Santo André. No fim do ano, ela promete passar o bastão para a auxiliar Arilza Coraça e se dedicar ao trabalho de bastidores. O anúncio foi feito ontem, em visita da treinadora à Redação do Diário.

Aos 67 anos, Laís Elena viu e viveu de tudo no basquete. Natural de Garça, interior de São Paulo, começou a jogar basquete aos 14 e cinco anos depois foi contratada pelo Corinthians, onde ganhou projeção nacional. Chegou em Santo André no ano de 1964 e criou raízes na cidade. Depois de abandonar as quadras em 1975, trabalhou com a categoria de base andreense até assumir o time principal, em 1983.

Muito se diz que a modalidade só sobrevive no município graças ao esforço incomum da abnegada treinadora, que jamais abandonou o barco, mesmo nos tempos de vacas magras. "Tenho um lema na minha vida que é servir. Faço isso por amor. Desde o início da carreira percebi que tinha uma missão para cumprir. Fiz tudo o que pude pelo basquete e me sinto realizada", declara a treinadora.

A decisão de parar tinha sido tomada no início do ano. "Minha intenção era encerrar depois da Liga. Fomos campeãs. Mas quando contei para as jogadoras foi uma surpresa. Elas me pediram muito e me convenceram a continuar. Prometi a elas que fico mais esse ano. Vou disputar o Campeonato Paulista, os Jogos Abertos (do Interior) e depois da Liga Nacional eu paro", promete.

Foram decisivas as conversas com sua fiel escudeira Arilza Coraça, que há mais de uma década exerce a função de auxiliar-técnica e coordena as categorias de base do clube. "Sinto que a Arilza está pronta para assumir o time principal. É a vez dela. Ela sempre foi muito importante em tudo que conquistei, é inteligente e sinto que devo permitir que ela assuma essa responsabilidade", explica.

Apesar de ter tomado a decisão e prometer que não volta atrás, Laís Elena começa a se preparar para os jogos de despedida. "Acho que será uma temporada especial. Vou tentar passar o máximo de coisas para a Arilza. Ela sempre foi muito boa na parte defensiva e eu gosto mais do ataque. Fazíamos uma dupla e tanto. Ela pediu para que eu continue ajudando-a nos treinos, mas com as posições invertidas, vamos ver até lá o que fazer", disse ela.

O certo é que Laís Elena continuará no basquete. O desejo da treinadora é trabalhar nos bastidores e continuar contribuindo para o desenvolvimento da modalidade. "Penso em prestar consultoria, ajudar os clubes, enfim, não sei direito o que fazer, mas quero continuar trabalhando com basquete. Me sinto motivada, com vigor e útil. Se não estivesse com disposição já teria parado faz tempo", ressalta.

Mesmo segura da sua decisão, Laís Elena controla a emoção ao falar da carreira. "Não é fácil, são mais de 50 anos servindo o basquete feminino. É praticamente uma vida inteira", ressalta a treinadora. "Agora é dar tudo, o último gás, a última motivação. Tudo tem seu fim e minha carreira chegou a ele", comenta.

Feliz da vida, a treinadora parte hoje para Itapira, cidade próxima de Campinas, onde tem um sítio. O lugar é considerado seu refúgio. "Vou pescar, fazer o que gosto. Preciso recarregar as baterias e descansar bastante. Tivemos uma temporada desgastante, com muito treino e preciso relaxar. É só isso que estou pensando agora", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;